A Prefeitura de Catanduva realizará a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher nesta quarta-feira, 23 de julho, das 7h30 às 14h. A reunião busca propostas que possam fazer a diferença na vida das mulheres no município, a partir de políticas públicas. O encontro será no Centro de Convenções Édie José Frey, junto à Biblioteca Pública, na av. São Domingos, 880.
Após anos de interrupção, o Governo Federal relançou as Conferências de Políticas para as Mulheres em todas as esferas – municipal, estadual e nacional. As propostas debatidas em cada localidade serão levadas para a etapa estadual e, posteriormente, para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, podendo resultar em projetos de lei, diretrizes e ações reais.
Em Catanduva, a programação começará com café da manhã e credenciamento a partir das 7h30. A abertura será às 8h30, com leitura e aprovação do regimento interno. Depois, às 9h, será realizada palestra com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.
A partir das 10h, a discussão será organizada por eixos com rodas de conversa por afinidade temática. O Eixo 1 terá o tema “Direito à Vida e à Segurança: Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”; o Eixo 2 abordará “Trabalho, Renda e Cuidado: por uma Autonomia com Dignidade”; no Eixo 3 será a temática “Juventudes, Educação e Futuro: Inclusão com Igualdade”; e no Eixo 4, “Diversidade, Interseccionalidade e Participação Política das Mulheres”.
A plenária final está prevista para as 12 horas, com leitura e votação das propostas, seguida pela eleição dos delegados que representarão Catanduva nas próximas etapas da conferência. A etapa de encerramento, das 13 às 14h, será com o cadastramento dos delegados eleitos. Toda a organização está sob responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
Autor