Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Santa Adélia
Debate levou em consideração o contexto da pandemia da Covid-19 para garantir políticas de proteção às crianças e jovens
Crédito: Divulgação - Conferência contou com a presença de autoridades, de entidades que trabalham com a criança e adolescente e alunos de Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 20 de dezembro, 2022

A Prefeitura de Santa Adélia, a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram no dia 30 de novembro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A atividade teve como tema central a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade”.

Os eixos discutidos foram: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

As discussões ocorreram de forma articulada, envolvendo todas as políticas públicas como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, entre outras, que atuaram de forma integrada a fim de garantir a efetivação.

A Conferência contou com a presença do prefeito Guilherme Colombo, da secretária do Bem-Estar Social Jucieli Costa, vereadores, colaboradores da Secretaria do Bem-Estar Social, Fundo Social de Solidariedade e CRAS, representantes de entidades que trabalham com criança e adolescente, IASE, Conselho Tutelar, além dos alunos da Escola Estadual “Giuseppe Formigoni”.

“Tivemos várias apresentações culturais. Foi um momento único com a participação de muitos adolescentes e pudemos discutir vários temas pertinentes e que podem melhorar o atendimento às crianças e adolescentes do nosso município”, disse a secretária Jucieli.

Também foram escolhidos os representantes do município para participar da Conferência da Criança e Adolescente do Estado, que será realizada em 2023. Participaram tanto adultos, representantes de entidades e Poder Público, quanto adolescentes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 09 de maio de 2024
Jornada Esportiva Solidária reúne atletas da região em Pindorama
Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Circuito Sesc de Artes chega a mais duas cidades no final de semana
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde