Concessionária dá dicas para evitar desperdício de energia nas férias escolares
Empresa alerta para as práticas diárias que favorecem o gasto desnecessário e que podem trazer susto na conta ao final do mês 
Foto: DIVULGAÇÃO - Aproveite a luz do dia, abra as janelas, portas e cortinas e não deixe lâmpadas acesas sem necessidade
Por Da Reportagem Local | 06 de julho, 2022
 

De dia, sol e temperaturas altas, que em alguns momentos valem até um ar condicionado ligado. À noite, aquele clima mais ameno que não dispensa um banho quente. Além da sensação de viver as “quatro estações do ano em um mesmo dia”, está aberta a temporada de férias escolares, com a criançada em casa o dia todo. 

O que essas situações têm em comum? Variação no consumo de energia elétrica. Se a família não ficar atenta e adotar hábitos de uso eficiente da energia, esse pode ser um período de desperdício e susto na conta ao final do mês.      

“Calor ou frio em excesso e período de férias são momentos em que, geralmente, a família consome mais energia. Mesmo sem perceber, alguns hábitos contribuem consideravelmente para o aumento do consumo e, por isso, é importante todos ficarem atentos para evitar o desperdício e usar a energia de maneira eficiente”, alerta Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa.      

As dicas podem parecer simples, mas fazem uma diferença enorme ao final do mês. “Abre e fecha da geladeira a todo o momento. Seja para pegar uma água gelada ou procurar ‘algo gostoso pra comer’, quanto mais tempo a geladeira ficar aberta, mais energia vai gastar”, garante Thiago.      

O motivo é simples: ao abrir a geladeira, o ar quente do ambiente externo entra e o ar frio sai. Então, o eletrodoméstico vai precisar trabalhar mais para retornar à temperatura anterior.      

“Além disso, se tem criança em casa o dia todo, provavelmente a TV, o videogame e outros eletrônicos permanecem ligados por mais tempo, o que, somado aos demais equipamentos, acrescenta no consumo geral”, afirma o coordenador.  

E nas localidades onde as temperaturas ficam mais amenas no final do dia, há quem adora um banho quente para relaxar, mas não se lembra que só o chuveiro elétrico é responsável por 30% do consumo de energia de uma residência. Por isso, banhos demorados podem resultar em desperdício de água e de energia elétrica.      

Assim como o chuveiro, eletrodomésticos que geram calor, como secadora de roupas, forno elétrico, ferro de passar e aquecedores, também favorecem a variação de consumo e precisam ser usados com eficiência.   

Para ajudar você nessa tarefa de usar a energia de forma consciente, a Energisa preparou outras dicas importantes:  aproveite a luz do dia, abra as janelas, portas e cortinas e não deixe lâmpadas acesas sem necessidade; pense em tudo o que precisa pegar na geladeira antes de abri-la e deixe os produtos usados com mais frequência na porta e em locais mais visíveis; equipamentos em stand-by também gastam energia, se não estiver usando, tire-os de tomada; coloque a criançada para se divertir lá fora e estabeleça horários para o uso dos eletrônicos; na hora do banho, não desperdice água nem energia; deixe para usar o ferro elétrico apenas com roupas indispensáveis; e, por fim, lembre-se que economizar energia é um desafio para toda a família. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades