Concessionária confirma recuperação da Washington Luís na região
EcoNoroeste investe R$ 50 milhões em serviços de pavimento; intervenção começou por trecho de São José do Rio Preto
Foto: Divulgação - Obras estão sendo realizadas no período noturno para garantir a segurança viária
Por Da Reportagem Local | 09 de julho, 2023

O pavimento da rodovia Washington Luís está sendo recuperado pela EcoNoroeste, que assumiu a concessão da via no mês de maio. Segundo a empresa, até o momento, 5 mil toneladas de asfalto foram utilizadas nos 40 quilômetros já recuperados entre o km 424 e 454, em Cedral, e a alça de acesso da rodovia Euclides da Cunha (SP-320) para a Washington Luís (SP-310).

No total, 100 trabalhadores, divididos em três equipes, estão atuando nessas obras da região. As melhorias começaram há cerca de 20 dias entre São José do Rio Preto e Mirassol e estão sendo realizadas no período noturno para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego.

Nas próximas semanas, as intervenções começarão entre São Carlos e Araraquara seguindo, posteriormente, para Matão e Catanduva – onde as melhorias devem chegar em agosto.

O objetivo é estabelecer melhores condições de tráfego nos 442 quilômetros que passaram a ser administrados pela EcoNoroeste há dois meses. “Esse trabalho de recuperação faz parte do nosso Plano de Adequação Inicial, que serão finalizadas até novembro deste ano”, explica Giuliano Gazabim, gerente de Engenharia da EcoNoroeste.

Nesse período, segundo a empresa, estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões nos serviços de pavimento. Para garantir que os trabalhos sejam assertivos, a equipe de engenharia da concessionária realizou diagnóstico detalhado do pavimento, que teve sua situação agravada por um longo período de chuvas.

Paralelamente às obras de recuperação, equipes têm atuado em reparos pontuais em todo o trecho, além de poda de vegetação, substituição de placas, recuperação e limpeza de drenagens.

OBRAS PREVISTAS

Os projetos preparatórios para as grandes melhorias também já estão em desenvolvimento e previstos para serem iniciados nos próximos anos. Serão 123 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de faixas adicionais, além da implantação e/ou adequação de 26 quilômetros de vias marginais nos trechos urbanos, demanda antiga das populações de Rio Preto e São Carlos.

Também serão construídos 75 quilômetros de ciclovias e implantadas ou adequadas 42 passarelas. Outro investimento beneficia diretamente os caminhoneiros, que representam 65% do tráfego no trecho: três Pontos de Parada e Descanso – um novo e outros dois ampliados – em locais estratégicos para que esses profissionais façam uma pausa segura em suas jornadas.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 30 de abril de 2024
Pindorama terá Jornada Esportiva em prol do Núcleo Caminho Luz
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras