Em parceria com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a AB Triângulo do Sol, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, apoia a campanha Janeiro Roxo, realizada pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). A ação visa conscientizar os usuários sobre a Hanseníase.
Entre os dias 18 e 31 de janeiro, a concessionária AB Triângulo do Sol vai publicar nos painéis eletrônicos instalados nas rodovias a mensagem “Janeiro Roxo. Todos contra a Hanseníase. Pés e mãos dormentes. Procure um médico”, que visa orientar sobre a importância do tratamento precoce. A iniciativa tem parceria da Artesp - Agência de Transportes do Estado de São Paulo, em apoio à campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).
Além dessa ação nas rodovias, a concessionária também vai divulgar a campanha na rede social Linkedin e internamente para os colaboradores.
De acordo com a SBH, antes da pandemia o Brasil registrava cerca de 30 mil casos anuais da doença, o que faz do país o segundo no mundo com mais casos de Hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. O órgão relata que a falta de informação, inclusive por parte dos profissionais da saúde, é um dos problemas que dificultam o controle da doença no país.
Com isso, a SBH alerta para a possibilidade de existência de três a cinco vezes mais casos sem diagnóstico e uma endemia “altíssima” de hanseníase, o que significa milhares de pessoas sem tratamento, sofrendo sequelas que aparecem com o avanço da doença (que poderiam ser evitadas) e transmitindo o bacilo para pessoas saudáveis.
A doença tem cura e o tratamento é gratuito. A Organização Mundial de Saúde (OMS) doa a medição para o Brasil e também não faltam remédios necessários no SUS. A SBH e a campanha Todos Contra a Hanseníase são parceiras oficiais do NTD World Day – o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas -, celebrado em todo o mundo no último domingo de janeiro.
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