Concessionária alerta para riscos de sobrecarga no uso de eletrônicos
Especialista da Energisa expõe os principais sinais de que as instalações elétricas podem não estar comportando a demanda
Foto: Divulgação/Energisa - Benjamins, os conhecidos Ts, e extensões também podem ocasionar sobrecarga
Por Da Reportagem Local | 04 de agosto, 2023

A tecnologia trouxe praticidade ao nosso dia a dia. Do chuveiro à fritadeira elétrica, do portão automático às tomadas para carregar o celular em qualquer lugar. Em cada cômodo da casa há, no mínimo, um equipamento que demanda o uso da energia elétrica. E isso chama a atenção para algo que pode ser tornar um problema: as instalações elétricas da sua casa estão adequadas para a quantidade de eletrônicos que você possui?

“Até pouco tempo o principal consumo de energia em casa estava atrelado a equipamentos básicos como geladeira, micro-ondas, televisão, chuveiro. Hoje o mercado traz novos produtos a cada dia, o que acende um alerta sobre as condições das instalações elétricas domésticas”, analisa Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

Ele diz que, mesmo no caso dos imóveis mais novos, é importante se certificar de que as instalações elétricas foram projetadas para suportar a demanda de energia. Já em relação às instalações de imóveis mais antigos, é indispensável ficar atento aos sinais de que elas precisam ser trocadas.

“Além de aumentar a conta de energia, instalações elétricas com problemas podem causar acidentes graves como curto-circuito, choque elétrico e até incêndio de grandes proporções”, enfatiza.

Em ambas as situações, a orientação é contratar um eletricista profissional para que verifique as condições das tomadas e de toda a fiação do imóvel. Se uma ou mais tomadas e interruptores apresentarem defeitos como aquecimento ou cheiro de queimado, não ignore esses sinais, nem improvise adaptações.

“Benjamins, conhecidos como Ts, e extensões também podem ocasionar sobrecarga na rede elétrica do imóvel. Por isso é tão importante obter um parecer técnico que assegure as condições das tomadas e da fiação do imóvel. Ele ainda poderá orientar se a demanda dos equipamentos eletrônicos ligados corresponde à carga disponível na unidade consumidora”, acrescenta.

ATENÇÃO AOS SINAIS

Além do aquecimento e cheiro de queimado nos interruptores e tomadas, veja outras situações que podem ser um sinal de que sua instalação elétrica precisa de manutenção:

- As chamadas “quedas dos disjuntores” são os primeiros sinais de sobrecarga de energia. Se eles estão caindo com frequência, tem algo errado na sua instalação.

- Fique atento se há redução da luminosidade quando liga um equipamento de grande potência como, por exemplo, um micro-ondas.

- Repare se lâmpadas e chuveiros estão queimando com frequência.

- Instalações irregulares também podem causar o desligamento repentino dos equipamentos, mesmo quando não há situações de falta de energia.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região