O clima seco e a maior incidência dos ventos nessa época do ano têm contribuído para as queimadas. E é essa situação que, segundo a concessionária Energisa Sul-Sudeste, tem ocasionado quedas no fornecimento de energia elétrica na região.
De acordo com a empresa, o caso mais recente foi na quarta-feira, 7, quando um foco de incêndio atingiu área próximo à linha de alta tensão que abastece as cidades de Catanduva, Catiguá, Tabapuã, Elisiário e Marapoama.
“A ocorrência foi registrada às 10h36 e provocou uma curta interrupção, de menos de um minuto, no fornecimento de energia. A energia foi rapidamente normalizada”, informou, depois de questionamento encaminhado pela reportagem.
De acordo com o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes, ocorrências como essa, principalmente no período de estiagem prolongada, podem ocasionar sérios prejuízos à comunidade, à natureza e à rede de energia elétrica.
“Mesmo sem atingir a rede elétrica diretamente, as queimadas colocam em risco a segurança da comunidade e a distribuição de energia. Além de comprometer cabos condutores, o calor intenso que provém das chamas pode danificar postes, equipamentos em geral e, consequentemente, causar a interrupção no fornecimento da energia para os clientes das proximidades, prejudicando até mesmo serviços essenciais”, afirma.
Por esse motivo, a orientação da concessionária é: não jogue bitucas de cigarro à beira da estrada ou em terrenos baldios; não queime lixo, nem use fogo para fazer limpeza de pastagens; e, por fim, não solte balões pois, dispersos pelos ventos, eles podem ocasionar incêndios de grandes proporções.
Ao presenciar uma situação de incêndio, a população precisa acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, e se o fogo estiver próximo aos cabos de energia elétrica, avisar também a Energisa pelo 0800 70 10 326 ou demais canais da empresa.
Autor