Compras para Dia das Mães exigem cuidados com qualidade e segurança
Produtos confeccionados com tecido e eletrodomésticos merecem atenção do consumidor, segundo o Ipem-SP
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil - Alergia ao tecido é um dos problemas ocasionados por produtos inadequados
Por Da Reportagem Local | 07 de maio, 2025

A comemoração do Dia das Mães se aproxima e o consumidor precisa ficar atento nas compras de produtos têxteis. As alergias são apenas alguns dos problemas ocasionados por produtos inadequados. Por este motivo, o Ipem-SP - Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) alerta sobre os cuidados necessários na compra destes itens, assim como de eletrodomésticos.

As informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos. Devem conter seis informações em português, três sobre o fabricante ou importador, incluindo marca, CNPJ e o país de origem, e outras três informações sobre o produto, a composição têxtil, os símbolos de cuidados com a conservação e a informação de tamanho.   

Para a composição têxtil, todos os tipos de fibras e/ou filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles, inclusive forro se houver (70% algodão e 30% poliéster, por exemplo). A etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto, podendo ser utilizados símbolos.

O tamanho das peças de vestuário pode ser indicado por numeração ou letras (38, 40, 42; P, M, G). Se os produtos forem embalados hermeticamente e dificultar a visualização desses dados, a embalagem deve apresentar, pelo menos, a composição têxtil, pais de origem e tamanho.

Quando houver mais de uma peça, deve constar o número de unidades e a impossibilidade de serem vendidas separadamente. No caso de produtos embalados de cama, mesa e banho, deve constar a dimensão indicada por meio do SI (Sistema Internacional de Unidades) de cada componente da embalagem, além das informações da composição têxtil e pais de origem. 

ELETRODOMÉSTICOS 

Resolveu dar um eletrodoméstico? Fique de olho na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Todos os eletrodomésticos devem apresentar a etiqueta do Inmetro que informa sobre o consumo de energia. As lavadoras e fogões devem apresentar, além disso, informações sobre o consumo de água e gás, respectivamente.

O consumo de energia é indicado por uma escala colorida com letras de A a G, que apresentam os níveis de consumo do aparelho. Uma sete preta com a letra correspondente ao consumo daquele aparelho informa o seu nível de eficiência energética. 

Assim é fácil saber, por exemplo, que um produto classificado com letra A é mais eficiente (gasta menos) do que um com a letra C. O Ipem-SP fiscaliza a presença das etiquetas nesses produtos.  

No caso de eletrodomésticos como secador de cabelo, chapinha, ferro de enrolar cabelos, é necessário que conste tanto no produto quanto na embalagem o Selo do Inmetro, indicativo de que o produto possui aprovação em requisitos relacionados à funcionalidade e segurança.

PROTEJA-SE

É importante o consumidor adquirir produtos em estabelecimentos formalmente constituídos e solicitar nota fiscal, garantia de comprovação de origem do produto em casos de denúncia. Quando constatadas irregularidades, as empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
19% dos pacientes faltaram a consultas ou exames em abril
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Festival de Dança bate recorde de participação com quase 70 grupos
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Direito da Unifipa promove palestra sobre Usucapião Extrajudicial