Comerciantes da rua São Paulo ficam isolados desde sexta-feira
Moradores convivem com transtornos e interdições diárias desde o mês de agosto
Fotos: O Regional - Ruas São Paulo e Santa Catarina continuavam bloqueadas nesta segunda-feira, com obras totalmente paradas
Por Guilherme Gandini | 07 de novembro, 2023

A decisão da Prefeitura de Catanduva e da Saec de interditar trechos das ruas Santa Catarina e São Paulo ao mesmo tempo, depois do temporal da última sexta-feira, 3, deixou comerciantes isolados e amargando prejuízo no sábado e nesta segunda-feira. Os empresários alegam que o trecho interditado teria condições de continuar recebendo o fluxo de veículos normalmente.

Em divulgação feita nas primeiras horas do dia, ontem, a Saec afirmou que suas equipes estavam trabalhando no local e que a passagem estava parcialmente interditada. Nas imagens veiculadas pela autarquia é possível constatar que os carros desciam a Santa Catarina em fila única, mas que a rua São Paulo permanecia bloqueada no cruzamento com a Rio Grande do Sul.

A reportagem do jornal O Regional tentou fazer os dois percursos por volta das 13 horas e constatou que ambos estavam bloqueados e sem qualquer tipo de reparo em andamento. Com isso, duas quadras da rua São Paulo – entre a Rio Grande do Sul e a 7 de Setembro – e uma da rua Santa Catarina – entre as ruas Goiás e São Paulo – continuavam isoladas por placas.

Como reflexo, o viaduto Miguel Pachá apresentava congestionamento que tomava conta de grande parte de sua extensão, uma vez que o semáforo existente na avenida São Domingos, ao lado do Mercado Municipal, não suporta a vazão necessária – e o tempo do seu ciclo de cores, aparentemente, não foi alterado em função do aumento do fluxo vindo da rua São Paulo.

Os problemas ocorridos nas duas vias estão relacionados às obras feitas pela Saec no bairro Higienópolis, cujo intuito é evitar inundações na rua São Paulo. Estão sendo implantadas galerias de águas pluviais e novas redes de água e esgoto em obras que se estendem pelas ruas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e, na próxima etapa, 7 de Setembro.

Ritmo das obras vai diminuir

Desde o mês de agosto, moradores e comerciantes do bairro Higienópolis convivem com sucessivas interdições no entorno da Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida. Como não dá para fazer obras sem causar perturbação, são muitos os transtornos provocados à vizinhança e também aos condutores que utilizavam as ruas do bairro como trajeto.

O vice-prefeito de Catanduva, Cláudio Romagnolli, que fala em nome da Saec, explica que o bairro possui redes muito antigas, o que acarretou problemas durante o caminhar das obras.

“É uma obra que a gente já sabia de vários problemas que iam ocorrer, pois ali são redes muito antigas, então os problemas tanto nas redes de água, de esgoto e as galerias que estamos fazendo, cada dia a gente encontra mais serviço, porque você tem que ir fazendo e sanando todos aqueles problemas mais antigos que não estavam no projeto, mas já que estamos fazendo, precisa ser feito e bem feito. Então os problemas realmente aconteceram vários”, pontua.

Questionado se há programação para direcionar os serviços, ele diz que a Saec vai reduzir o ritmo das obras. “Nesse momento, devido às chuvas, a gente tira um pouco da pressão, vamos fazer com mais calma, para que não ir prejudicando tanto o trânsito, mas as obras não param”.

A Saec ainda deve reduzir ainda mais as intervenções a partir do dia 18 de novembro, quando tem início a novena de Nossa Senhora das Graças, evento católico tradicional na cidade e que leva muitos fiéis à Sé Catedral. Durante os nove dias do evento, o trânsito estará liberado, assim como os espaços para estacionamento. A retomada será no dia 27 do mesmo mês.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Greve no Instituto Federal caminha para sua terceira semana
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Servidores ativos têm poucos dias para concluir recadastramento digital obrigatório