Começou o Verão: veja os destaques da estação mais quente do ano
Foto: Shutterstock - Verão começou no Brasil, com impactos e desafios para o início da safra
Agrometeorologista explica como fica o clima na região noroeste paulista e as expectativas de chuvas
Por Da Reportagem Local | 22 de dezembro, 2024

A estação mais quente do ano chegou aos moradores de todo o hemisfério Sul. O verão iniciou ontem, oficialmente às 6 horas e 21 minutos, E segue até as 6 horas e 2 minutos do dia 20 de março de 2025. De acordo com a Climatempo, neste verão não haverá os impactos do fenômeno El Nino, que no ano passado colaborou para manter a atmosfera global muito aquecida, contribuindo para a ocorrência de ondas de calor e de eventos extremos no Brasil.

A chuva mais volumosa e frequente do verão 2024-2025 deve ocorrer nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, em muitas áreas do Norte e em parte do Nordeste. No Sul, o verão será marcado por chuva irregular e espaçado, com vários dias de predomínio de tempo seco entre um episódio e outro de instabilidade.

A expectativa de mais nebulosidade e chuva sobre o país neste verão vai evitar os longos períodos de calor intenso no Centro-Oeste e no Sudeste, como ocorreu no verão 2023-2024. Quanto à temperatura, não há expectativa de ondas de calor de grande abrangência sobre o Brasil, como no verão 2023-2024, mas a região Sul e também a região Norte devem experimentar períodos quentes, com alguns dias com calor acima do normal.

O noroeste paulista pode esperar chuvas regulares durante essa estação, conforme explica a agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Bardin Camparoto.

“A expectativa ao longo de toda a estação é de chuvas regulares sobre a região noroeste do estado de São Paulo. Nós teremos uma primeira semana do verão marcado por chuvas frequentes, mesmo que irregulares em alguns dias, mas uma condição para chuvas bastante frequentes na região de Catanduva, Novo Horizonte, e ao longo de todo o verão, se a gente considerar o mês de janeiro, fevereiro, são esperadas chuvas regulares e consequentemente temperaturas mais amenas. É claro, teremos períodos com menos chuvas, principalmente quando esse sistema, esse corredor de umidade sair um pouco de cima do estado de São Paulo e subir um pouco mais para a região centro Norte do Brasil. Isso pode acontecer ali no início de janeiro’’, informa.

‘’Com as chuvas mais regulares, as temperaturas tendem a ficarem mais amenas também na região. Muitas vezes os volumes podem não ser muito elevados, mas a gente segue com uma condição de boas chuvas aí na região ao longo de toda a estação’’, complementa.

O cenário de chuvas regulares é animador para o agricultor, porém não deixa de trazer desafios. Se o excesso de umidade for bem manejado, o Brasil poderá colher safra histórica e consolidar ainda mais sua posição como um dos maiores produtores de grãos do mundo. Por outro lado, o ambiente úmido pode contribuir para a proliferação de fungos e outras pragas, o que pode exigir o uso de mais defensivos agrícolas. E, consequentemente, elevar os custos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 22 de dezembro de 2024
Educação alerta famílias do Nova Catanduva para fazer matrículas até o dia 6
Por Da Reportagem Local | 22 de dezembro de 2024
Paróquia Santa Rita tem programação de missas de Natal e Ano Novo
Por Da Reportagem Local | 22 de dezembro de 2024
IPTU e IPVA vêm aí: entenda se vale mais pagar à vista ou parcelar