Aquilo que parecia impossível aconteceu: a Via Sacra de Catanduva voltou forte, renovada e duradoura. O espetáculo religioso que já foi tradição na cidade por mais de cinco décadas, ficou anos sem acontecer até ser retomado, no ano passado, pelo prefeito Padre Osvaldo (PL).
Em 2023, a encenação da “Paixão de Cristo” foi considerada um sucesso, lotando o ginásio do Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema, com mais de 3.000 pessoas. Segundo Padre Osvaldo, “a Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar todo o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora”.
Este ano, a Via Sacra será realizada na Sexta-Feira Santa, em 29 de março, às 19h30, novamente na quadra coberta do Conjunto Esportivo. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e por antigos voluntários.
O primeiro ensaio do grupo foi realizado no sábado, dia 2, mas ainda há vagas para voluntários que queiram participar – adultos, idosos ou crianças. Os interessados devem procurar pela Estação Cultura, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
“Com sua poderosa carga emocional e espiritual, a encenação promete tocar os corações dos espectadores, reafirmando a importância da fé e da tradição nesta época tão especial do calendário religioso”, explica Richard Casal, secretário de Administração da Prefeitura de Catanduva e membro do elenco, no papel do apóstolo João.
A secretária de Cultura, Luzia Girade, lembra que a entrada é gratuita, mas agradece quem puder levar um quilo de alimento, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
Autor