Mais uma vez a administração Padre Osvaldo se torna referência nacional. Catanduva entrou nesta semana para o seleto ranking de escolas municipais que possuem ar-condicionado em suas salas de aulas. Menos de 5% dos estabelecimentos de ensino do país possuem os aparelhos.
Segundo a secretária Claudia Cosmo, considerando que o Brasil tem 5.568 municípios, apenas 225 cidades (4,04%), isto é, menos de 5,00% possuem o percentual de 95% das salas de aulas equipadas com ar-condicionado, enquanto 764 (13,72%) municípios não possuem ar-condicionado em nenhuma escola.
Sete em cada 10 salas de aula de unidades municipais e estaduais no Brasil não são climatizadas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pelo Censo Escolar de 2022.
“Os aparelhos já estão funcionando em nove escolas do município. Em breve teremos ar condicionado nas 35 unidades de ensino. Mais de 300 salas de aula estarão 100% climatizadas. Vamos proporcionar real conforto para 11 mil alunos e professores”, comemorou Padre Osvaldo.
A Prefeitura de Catanduva, que vem reformando, ampliando e adequando suas unidades de ensino, aguarda que a Energisa agilize as adequações elétricas necessárias para escolas cujos aparelhos ainda não estão em funcionamento.
“Os aparelhos de ar condicionado nas escolas mantêm as salas com temperatura agradável, ajudando a melhorar o foco e a produtividade dos alunos. O exemplo do município de Catanduva deveria ser seguido”, disse Richard Casal secretário municipal de administração.
Em Catanduva, as escolas estaduais não possuem ar-condicionado em suas salas de aula. Algumas escolas particulares também não.
Autor