Técnicos do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vão a campo a partir de terça-feira, dia 5 de novembro, para realizar a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Na região, serão consultadas 14 famílias de cada um dos três bairros selecionados: Parque Flamingo e Jardim Paraíso, em Catanduva, e Cohab João de Paula Busnardo, em Pindorama.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares é realizada nos domicílios com o objetivo de levantar informações sobre a estrutura de orçamentos das famílias, isto é, suas aquisições e receitas, bem como as características nutricionais e as condições de vida da população. A POF também recolhe informações sobre os moradores e características dos domicílios.
Segundo o IBGE, a consulta contribui para o conhecimento da realidade das famílias e a evolução de seus hábitos de consumo e de suas condições de vida. Além disso, os dados servem para atualizar as estruturas de ponderação dos Índices de Preços ao Consumidor, produzidos pelo IBGE, e para mostrar o quanto representa o consumo das famílias na economia brasileira.
Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado aos gastos com alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo. Esta edição da POF também inclui um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo dos brasileiros. Ao todo, serão entrevistadas mais de 103 mil famílias.
“Nesses bairros selecionados serão entrevistados 14 domicílios que vão ser escolhidos aleatoriamente pela coordenação. Começa no dia 5 de novembro e vai até março de 2025. A gente vai ficar retornando semanalmente nesses domicílios para acompanhar o desenrolar dessas famílias”, pontua o coordenador da unidade local do IBGE, Edson da Silva.
Com esta pesquisa, o IBGE pesquisa os hábitos de consumo da população brasileira desde os anos 1970. Os entrevistadores estarão portando crachá de identificação e dispositivo de coleta. É possível confirmar a identidade do agente pelo telefone 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do entrevistador.
Autor