Começou nesta semana a castração animal em massa no município, em iniciativa da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde. Anteriormente, no final de semana passado, os tutores dos animais fizeram o cadastro e o agendamento do procedimento em um evento realizado na Praça da República.
Todos os procedimentos de castração estão sendo feitos em clínicas devidamente credenciadas. Os tutores que participaram do cadastramento feito na semana passada na Praça da República podem comparecer ao local no dia definido juntamente com o pedido feito previamente e o CPF que foi cadastrado. Será feito, então, a coleta do exame de sangue do animal e caso ele esteja sadio já poderá passar pelo procedimento.
Em seguida, é colocado um microchip no animal com os dados de seu tutor, sendo entregue uma medalha para colocar na coleira do animal. O objetivo é, em caso de perda, ser mais fácil de encontrar o dono do mesmo cão ou gato.
A castração é uma medida preventiva que auxilia na proteção contra doenças e também no controle populacional. É preciso que a população se conscientize sobre a importância de levar seus animais para realizar o procedimento.
Nas fêmeas, a castração evita doenças uterinas e ovarianas, como cistos, tumores e infecções, e diminui a incidência das neoplasias mamárias. Nos machos, previne as doenças testiculares e reduz as afecções prostáticas. Também pode interferir no comportamento dos animais, deixando-os mais dóceis e reduzindo a chamada marcação territorial.
Segundo a Prefeitura de Catanduva, ao todo, estão previstos 2.345 procedimentos, sendo que nesta primeira etapa 1 mil animais serão castrados. O investimento total é de mais de R$ 400 mil.
Autor