Os integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Catanduva se reuniram nesta quarta-feira, 15 de maio, na Casa dos Conselhos, tendo como principal pauta em discussão a inscrição e renovação cadastral das Organizações da Sociedade Civil, as OSCs.
A inscrição no Comas é fundamental para as OSCs, tendo em vista que a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) estabelece em seu artigo 9º que o funcionamento das organizações de assistência social depende de prévia inscrição no respectivo Conselho de Assistência Social.
O prazo para que as instituições assistenciais encaminhassem documentação terminou em abril; agora, os conselheiros vão avaliar o material para deliberar sobre a regularidade das OSCs.
“O terceiro setor desenvolve diversas atividades em favor da sociedade e atua em cadeia para produzir impacto social positivo. Ao trabalhar em parceria com o município, por exemplo, as organizações podem facilitar os serviços públicos para a população”, pontua a vice-presidente do Comas, Fernanda de Souza Rocha.
Aproveitando a celebração do Dia do Assistente Social, em 15 de maio, profissional que tem participação relevante no trabalho junto à sociedade e para as políticas públicas, as instituições que fazem parte do Comas ofereceram café da manhã em comemoração à data.
Estiveram presentes as assistentes sociais Ana Regina Maia de Siqueira (Saúde), Mauriza Ferreira Cardozo (Peoj), Paula Flavia Meneguesi (Apae), Angélica Ligeiro Ligante (Casa de Apoio à Criança), Fabiana Valdomiro Heredia (Recomeçar), Nelma Maria Alves (Cáritas), Fernanda de Souza Rocha (IDVC e Corujas do Bem), Ticiana Regina Dias (Paulo de Tarso) e Amanda Angelica Aziani (Vida Longa), que foram parabenizados pelos demais conselheiros presentes.
Autor