O comandante Robinson Farinazzo Casal viveu experiência ímpar, sendo convidado a participar de audiência pública sobre a soberania nacional na última terça-feira, 11, com plenário cheio, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. A iniciativa foi da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a partir de pedido do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).
Ao propor o debate, o parlamentar explicou que a soberania nacional e a integridade territorial estão entre os pilares fundamentais da República. "No contexto global do século 21, caracterizado por mudanças rápidas e muitas vezes imprevisíveis, o País enfrenta uma série de desafios que podem ameaçar sua segurança e estabilidade", afirmou Bragança.
O catanduvense é atualmente o consultor de defesa mais respeitado da América Latina, sendo criador do canal “Arte da Guerra”, com mais 500 mil seguidores em cinco continentes.
Com transmissão ao vivo para todo o mundo através da TV Câmara, ele proferiu palestra em nome do interesse real da nação. “Essa aqui é a casa mais importante da República, que representa todos os brasileiros. Hoje é um dia histórico, pois pela primeira vez a soberania e defesa do nosso país estão sendo levadas a sério. Por favor, não descuidem da segurança nacional”, disse Robinson, mandando um recado forte aos políticos e congressistas.
O especialista atacou a cobiça das nações estrangeiras pelo Brasil, disfarçada de preocupações climáticas, criticando a exploração da floresta amazônica. Ao final da explanação, que foi extremamente aplaudida, o comandante Robinson relembrou a importância de honrar o criador de Brasília, revivendo o idealismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Autor