Com telescópio, Instituto Federal faz observação da Superlua nesta terça-feira
IFSP recebe toda a comunidade para observação da Superlua, das 19h às 21h, na área externa do campus
Foto: Peter Olsen Photography/Getty Images - Fenômeno da Superlua acontece nesta terça-feira, 14 de junho, e poderá ser observado no IFSP
Por Myllayne Lima | 14 de junho, 2022
 

O Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus de Catanduva recebe toda a comunidade para observação da Superlua, que acontece nesta terça-feira, dia 14. Com o auxílio do telescópio, a atração será realizada das 19h às 21h, na área externa do campus.  

“O fenômeno é chamado de Superlua simplesmente porque ocorrem dois fatos simultâneos: a lua estará em fase cheia e estará um pouco mais próxima da Terra e, por isso, terá a aparência ligeiramente maior do que de costume. Isso porque a órbita da Lua em torno da Terra não é exatamente circular e, portanto, há momentos em que a Lua fica um pouco mais próxima da Terra e momentos em que fica um pouco mais afastada de nós”, explica Guilherme Prata, professor de Astronomia do IFSP Catanduva. 

Embora a visibilidade da Lua seja melhor à noite, no Brasil o perigeu do satélite ocorrerá pela manhã, às 8h52, no horário de Brasília, o que significa que esse pico de visibilidade será melhor apreciado em outros pontos da Terra. No entanto, por volta das 20 horas da mesma terça-feira, a Lua estará em uma fase 99,5% iluminada. 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 29 de março de 2024
Empregos crescem 23% em fevereiro e cidade soma 541 vagas no ano
Por Da Reportagem Local | 29 de março de 2024
Casamentos homoafetivos crescem em 2022; Catanduva teve 8 uniões
Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim