O Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus de Catanduva recebe toda a comunidade para observação da Superlua, que acontece nesta terça-feira, dia 14. Com o auxílio do telescópio, a atração será realizada das 19h às 21h, na área externa do campus.
“O fenômeno é chamado de Superlua simplesmente porque ocorrem dois fatos simultâneos: a lua estará em fase cheia e estará um pouco mais próxima da Terra e, por isso, terá a aparência ligeiramente maior do que de costume. Isso porque a órbita da Lua em torno da Terra não é exatamente circular e, portanto, há momentos em que a Lua fica um pouco mais próxima da Terra e momentos em que fica um pouco mais afastada de nós”, explica Guilherme Prata, professor de Astronomia do IFSP Catanduva.
Embora a visibilidade da Lua seja melhor à noite, no Brasil o perigeu do satélite ocorrerá pela manhã, às 8h52, no horário de Brasília, o que significa que esse pico de visibilidade será melhor apreciado em outros pontos da Terra. No entanto, por volta das 20 horas da mesma terça-feira, a Lua estará em uma fase 99,5% iluminada.
Autor