O Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva – IPMC elegeu os representantes do Conselho Municipal de Previdência (Comprev) e do Conselho Fiscal em eleição realizada na quarta e quinta-feira, dias 6 e 7. Quase mil servidores compareceram ao Centro de Convenções para depositar seu voto. O mandato dos eleitos terá duração de dois anos – 2024/2025.
De acordo com Rosane Rizzo, procuradora do IPMC e presidente da Comissão Eleitoral, todo o processo eleitoral correu bem e as pessoas votaram com tranquilidade. “O pessoal fez a votação, a coleta das assinaturas, tudo com muita efetividade, com muita eficiência”, pontuou.
O Conselho Municipal de Previdência tem sete membros efetivos com no mínimo três anos de contribuição junto ao IPMC, sendo seis representantes da prefeitura, dentre estes, dois representantes dos aposentados e pensionistas, e um da Câmara, eleitos entre os mais votados.
Os representantes da prefeitura eleitos foram José Roberto Setin, com 220 votos, Marcos dos Santos - Tigrão (113), Bicudo (112), Serginho (105), além de Sônia (45) e Vânia Lopes (36) entre os aposentados. Completa o grupo Reginaldo (3), como representante da Câmara.
Entre as responsabilidades do Conselho de Previdência estão aprovar a proposta orçamentária anual, a contratação de instituição financeira para administrar a Carteira de Investimentos e de Consultoria Externa Técnica Especializada; a celebração de convênios; elaboração e votação do Regimento Interno; acompanhar a avaliação técnica e atuarial; e aprovar as contas do instituto.
O Conselho Fiscal também é constituído por sete membros inscritos no IPMC há pelo menos três anos, devendo ser funcionário efetivo da prefeitura, autarquias ou da Câmara de Vereadores, sendo eleitos cinco representantes dos ativos e dois dos inativos e pensionistas.
Os eleitos para o novo mandato foram Renato Biagi, com 185 votos, Alessandro (157), Bobadilha (149), Vanderlei Furoni (147), Joviano (103), Geléia do Trânsito (68) e Edvaldo da Merenda (40).
Compete ao Conselho Fiscal acompanhar a organização dos Serviços Técnicos e a admissão de pessoal e a execução orçamentária; examinar as prestações efetivadas pelo IPMC aos servidores; verificar balancetes mensais; acompanhar recolhimento mensal de contribuições; aferir valores em depósito; examinar e dar parecer em contratos, acordos e convênios; entre outras.
Os conselheiros eleitos auxiliarão e fiscalizarão a gestão dos recursos do IPMC, cujo patrimônio atual é de aproximadamente R$ 450 milhões. A data da diplomação ainda não foi divulgada.
“Agradeço a todos pela presença, pela participação, pelo suporte que nos foi dado, pela lisura dessa eleição, porque o Instituto de Previdência cuida do nosso futuro. Então a gente precisa ter pessoas competentes, com garra, para estar ali e se comprometer com tudo”, reforça Rosane.
Autor