
O sol forte deu uma trégua e o tempo ficou instável em boa parte do Brasil. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até esta terça-feira, 28, pode haver registros de chuvas intensas em todo o estado. Essas condições climáticas são causadas pela passagem de uma frente fria, que trará pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Para evitar transtornos, a Energisa Sul-Sudeste oferece dicas de segurança que podem ser seguidas no dia a dia. Uma das principais orientações é evitar a exposição a céu aberto.
“Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais em caso de descargas elétricas (raios) e objetos arremessados pelo vento”, explica o coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste Rodrigo Pontes Garcia.
Por falar em vento, o profissional acrescenta que quando a chuva vem acompanhada de rajadas pode haver quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia.
Além dos cuidados com a vida, dentro de casa algumas práticas simples podem proteger os eletrônicos durante as chuvas. “Tempestades podem vir acompanhadas por raios e a energia liberada por eles pode atingir de 300 a 500 milhões de volts. Essa energia é suficiente para gerar picos de tensão na rede elétrica, podendo causar incêndios instantâneos em materiais inflamáveis e danos a edificações, além de ferir pessoas”, esclarece.
Autor
