Com falhas, Bax perde para o Ituano no primeiro jogo dos playoffs
Pelas quartas de final, Catanduva precisa vencer a próximo partida na casa do adversário para ter chances de classificação
Crédito: Buenas Comunicação - Bax Catanduva volta às quadras nesta sexta-feira em Itu, pelo jogo da volta, que tem início às 19h30
Por Da Reportagem Local | 25 de novembro, 2022

O Bax Catanduva não conseguiu superar o Ituano Basquete e perdeu a primeira partida dos playoffs do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, por 72 a 57. Assim, o Galo abriu 1 a 0 na série melhor de três das quartas de final.

Jogando no Ginásio Anuar Pachá, em Catanduva, na noite de quarta-feira, 23, as catanduvenses viram a equipe rubro-negra dominar o primeiro quarto. Sem conseguir pontuar nos cinco minutos iniciais, as donas da casa viram o Galo fechar a parcial com vantagem de 21 a 6.

Nos períodos seguintes, Catanduva apresentou um jogo mais consistente, chegando a vencer o segundo quarto, por 17 a 12, e incomodando no terceiro período, que apesar de vencido pelo Ituano, por 18 a 17, viu as mandantes diminuírem a vantagem para 9 pontos. No último quarto, mais uma vitória rubro-negra, por 21 a 17.

A cestinha do jogo foi a ala-pivô catanduvense Jeniff Moura, com 17 tentos, seguida por Mayara, com 12, e Thaissa, com 9. Pelo Galo, destaque para Cacá e Gil, que anotaram 15 pontos cada.

“Acho que nos faltou um pouco de leitura de jogo, além de um percentual ruim na linha de três pontos. Mas não temos tempo para lamentar. Agora, é tudo ou nada. Precisamos ter mais garra, vontade e estar mais atentas, pois nosso adversário é experiente”, analisa a cestinha da partida, Jeniff Moura.

Para o técnico Cesamar Fernandes, o que decidiu o jogo foi o primeiro quarto. Ao deixar as adversárias abrirem 15 pontos, suas comandadas tiveram dificuldade em virar o placar. “Elas até conseguiram jogar os outros quartos com equilíbrio, mas deixar abrir uma vantagem desse tamanho, em um jogo de playoff, fica difícil buscar. Vi um time ansioso, nervoso, desatento. Jogando em casa, tendo obrigação de ganhar, aumentou a pressão”, explica o técnico.

Segundo ele, o adversário começou forte e notou o desequilíbrio emocional do outro lado da quadra. “Fomos perdendo bolas fáceis, tomando cestas bobas. A equipe do Ituano é muito forte e experiente. E não soubemos explorar o excesso de faltas delas. Além disso, aquelas falhas bobas, como bandeja e lance-livre (foram mais de 10 erros), fizeram a diferença no final”, afirma.

Cesamar garante que é possível reverter a situação, conseguir duas vitórias fora de casa e passar para a próxima fase. A equipe treinou nesta quinta-feira e viaja hoje, dia 25, quando fará o segundo jogo das quartas de final. Desta vez, a partida será em Itu, às 19h30.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Novorizontino retoma preparação para decisão do acesso ao Brasileirão
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Novorizontino empata com Paysandu e decide acesso na última rodada
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Pedal Solidário da Unifipa será no próximo domingo