Com convênio assinado, Catanduva vai integrar o Sistema Detecta
Prefeito Padre Osvaldo participou do evento para confirmar adesão do município à ferramenta que utiliza câmeras e radares
Arte: O Regional/Foto: Prefeitura de Catanduva - Padre Osvaldo assinou convênio do Sistema Detecta; número de câmeras não está definido
Por Guilherme Gandini | 12 de março, 2023

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou na sexta-feira, 10, em São José do Rio Preto, a autorização para que 80 municípios da região Noroeste ampliem parcerias com o Governo de São Paulo no setor de segurança pública. Os protocolos envolvem integração de cidades ao Sistema Detecta e ao programa Atividade Delegada, além de ações de trânsito.

"Estamos dando passos importantes para devolvermos a sensação de segurança ao cidadão de São Paulo. Vamos instalar câmeras porque é barato e é eficaz. E vamos integrar isso aos nossos sistemas e bancos de dados para que tenhamos informação e possamos dispor o efetivo policial de uma forma mais eficiente", afirmou Tarcísio de Freitas.

O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) participou do evento e assinou convênio para que Catanduva integre o Sistema Detecta, plataforma que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Além disso, garante mais agilidade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade.

O Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e é o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP.

A ferramenta utiliza câmeras e radares para checar em tempo real placas de veículos em trânsito, a fim de contribuir em operações policiais e à solução de delitos. As imagens vão para uma central de monitoramento e, caso seja constatada uma irregularidade, a PM é acionada. Atualmente, estão em funcionamento 6.451 leitores de placas em pelo menos 4.566 pontos.

Em Rio Preto, serão interligadas ao sistema cerca de 80 câmeras, como as de radares e as de videomonitoramento existentes em prédios públicos. Questionada, a Prefeitura de Catanduva informou que a quantidade de câmeras que serão instaladas ainda não está definida.

REGIÃO

Na microrregião de Catanduva, também assinaram convênios para integrar o Sistema Detecta as cidades de Catiguá, Elisiário, Itajobi, Marapoama, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês. Outra parceria formalizada foi a de adesão de Novo Horizonte ao programa Atividade Delegada, que permite que os policiais militares auxiliem o município, entre outras atribuições, no patrulhamento e combate aos ambulantes irregulares.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem