
O Coletivo Artístico Dell’Arte, de Catanduva, foi premiado como Ponto de Cultura pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e receberá recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A iniciativa valoriza e fortalece grupos e coletivos que desenvolvem ações culturais contínuas e com impacto social em seus territórios.
No total, 1.247 iniciativas de todo o estado se inscreveram no chamamento público. A Dell’Arte foi um dos 96 selecionados e um dos quatro primeiros colocados que receberam nota máxima na avaliação técnica, que analisou critérios como relevância cultural, garantia de difusão cultural, impacto comunitário, trajetória e produção artística.
O reconhecimento como Ponto de Cultura é parte da Política Nacional Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que visa fortalecer iniciativas culturais que atuam de forma autônoma, promovendo o acesso à arte, a formação cidadã e o diálogo com as diversas expressões culturais da sociedade.
Fundado em Catanduva, o Coletivo Dell’arte atua há 16 anos no campo da cultura e das artes, desde a formação de artistas, produção de eventos e espetáculos, até a gestão cultural. Os profissionais atuam no coletivo realizando ações de formação como cursos contínuos e sazonais das mais diversas linguagens artísticas.
A produção cultural também é ponto forte da Dell’arte, que realiza festivais e mostras artísticas, além de produzir bens culturais como espetáculos, filmes, músicas e atua na economia criativa, convertendo os bens em apresentações e projetos que geram renda e emprego.
“A premiação é o reflexo de um trabalho feito com paixão, constância e compromisso com a arte e com as pessoas”, destaca Cris Anovazzi, diretora de produção, que integra o coletivo. Ela frisa que a conquista “reforça a importância do trabalho coletivo e da cultura como instrumento de transformação social”.
Com o reconhecimento, a Dell’arte passa a integrar a Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, recebe premiação com recursos para subsidiar ações artísticas, amplia a visibilidade da produção cultural do município e fortalece sua atuação no cenário cultural regional.
Autor
