A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) dá mais um importante passo na modernização da coleta de lixo no município. A partir desta segunda, 17 de novembro, o serviço passará a ser realizado durante o dia, com início às 7h, em mais 14 bairros da cidade.
A medida segue o modelo implantado no ano passado, quando mais de 20 bairros receberam a mudança de horário e registraram aprovação dos moradores.
Desta vez, os bairros com o novo horário de coleta diurna são: Vila Lunardelli, Jardim do Bosque, Jardim Caparroz, Bela Vista, Portal do Bosque, Parque Glória I, II e III, Jardim Soto, Parque Iracema I e II, Vila Celso, Residencial San Remo e Village Damha I.
De acordo com a Saec, o objetivo é melhorar a visibilidade e a segurança operacional das equipes, além de facilitar o contato com os moradores, o que garante maior eficiência e qualidade ao serviço. “Importante ressaltar que apenas o horário da coleta será alterado – os dias e itinerários permanecem os mesmos”, frisa.
De acordo com o vice-prefeito Cláudio Romagnolli, a ampliação do serviço diurno vem ao encontro do compromisso da administração municipal em aprimorar continuamente os serviços urbanos.
“A coleta diurna oferece melhores condições de trabalho às equipes, reduz riscos e permite um acompanhamento mais efetivo das demandas da população. Quando há alguma falha, a fiscalização é imediata e o munícipe é atendido na hora. Desde o ano passado, observamos melhora na eficiência e a tendência é que todos os bairros passem a ter o serviço durante o dia”, destaca.
A gestora do contrato de coleta, engenheira Wilma Joaquim, reforça que a alteração foi planejada para não causar impacto na rotina dos moradores. “Todo o cronograma foi estudado para que a mudança ocorra de forma tranquila. Os dias e itinerários permanecem os mesmos, mudando apenas o período de execução. Pedimos que o lixo seja colocado na calçada antes das 7 horas, para garantir o recolhimento normal. Durante esta semana, carros de som estão percorrendo os bairros para informar a população”, explica.
O gerente da Florestana, empresa responsável pela execução da coleta, Marcelo Orsi, destaca que o novo horário trará benefícios diretos às equipes e à comunidade. “A coleta durante o dia permite uma comunicação mais direta com a população e uma fiscalização mais efetiva das rotas. Com isso, eventuais problemas podem ser resolvidos em tempo real”, frisa a gestora.
Já o superintendente da Saec, Marco Antonio Machado, enfatiza que a ampliação do serviço diurno reforça o caráter de modernização e eficiência da gestão pública. “É uma ação simples, mas que traz grandes benefícios tanto para os trabalhadores quanto para a população”.
Para mais informações ou caso ocorra qualquer incidente durante a coleta, o contato com a Saec pode ser feito pelo telefone 0800-723-0602, com ligação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 19h.
Saec indica medidas para facilitar a coleta
A Saec reforça que a participação da população é essencial para o bom andamento da coleta. A orientação é manter o lixo acondicionado e colocado na calçada nos horários corretos, de preferência em lixeiras, evitando transtornos com animais e acúmulo de resíduos nas chuvas.
Outra orientação é separar corretamente o lixo domiciliar do lixo seletivo. “Essa atitude simples faz toda a diferença para o meio ambiente e contribui para o trabalho das equipes. A coleta seletiva ocorre semanalmente em todos os bairros da cidade”, indica.
Já o serviço de coleta de volumosos – como sofás, móveis e eletrodomésticos velhos ou que não usam mais – deve ser agendado gratuitamente pelo 0800-723-0602 ou 17 3531-0600.
Autor