A Unimed Catanduva deu continuidade à Jornada Unimed Pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, por meio do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA). Na última quarta-feira, dia 21, foram realizadas diversas dinâmicas de sensibilização para os colaboradores do Hospital Unimed São Domingos (HUSD).
As dinâmicas proporcionadas têm um caráter prático, além de serem lúdicas e muito úteis para fazer com que as pessoas despertem a sua consciência acerca da importância de um ambiente inclusivo e livre de obstáculos, assim como da empatia e do respeito à Pessoa com Deficiência.
Os colaboradores do HUSD foram convidados a participar da dinâmica de sensibilização, onde puderam realizar atividades do cotidiano em condição de deficiência.
A auxiliar de enfermagem, Bruna Laraine, utilizou óculos que simulava a deficiência de baixa visão. Ao realizar as atividades cotidianas como andar pelo refeitório, preparar sua comida e se alimentar, ela diz ter sentido dificuldade, mas afirma ter sido uma dinâmica muito válida. "Eu achei importante e é bem legal participar da experiência porque a gente sabe a dificuldade das pessoas com deficiência visual no dia a dia", comentou.
Já Dayse Rocha, auxiliar de farmácia, passou pela experiência de usar óculos que simulava a falta de visão completa. Ela precisou da ajuda de sua amiga para realizar as atividades durante seu almoço. "Foi muito difícil ter que ficar fazendo tudo pelo tato, foi muito complicado", disse.
Para o coordenador do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA) da Unimed Catanduva, Francisco Rodrigues Neto, a ação da última quarta-feira é uma forma prática para mostrar a importância da inclusão da Pessoa com Deficiência na organização e o papel que cada pessoa exerce a fim de promover um ambiente mais inclusivo, seguro e harmônico.
“As dinâmicas complementam todo o conteúdo teórico das palestras e outras ações que são realizadas ao longo da semana na Jornada Unimed Pela Inclusão da Pessoa com Deficiência e ao longo do trabalho que estamos desenvolvendo na Unimed”, pontua.
Autor