O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA) realizou oficina com a equipe de Comunicação e Marketing da Unimed Catanduva sobre Comunicação Inclusiva. A ação buscou demonstrar que este tipo de comunicação é desenvolvida para contemplar todas as pessoas, considerando as pluralidades na sociedade, além de mostrar maneiras para alcançar este objetivo.
Atualmente, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres, 14% é LGBTQIAP+, 55,5% são pessoas negras, 29,1% está na faixa etária de 45 a 74 anos e 8,9% possuem deficiência. Diante destes dados estatísticos, fica evidente a necessidade de garantir uma comunicação acessível, representativa e livre de estereótipos.
A oficina mostrou a importância de focar a comunicação inclusiva em uma linguagem de amplo entendimento, acessibilidade, respeito, empoderamento e valorização das diferenças.
Na Unimed Catanduva, o NIA é o serviço responsável por planejar, executar e avaliar ações estratégicas intersetoriais com foco na promoção do respeito à diversidade e inclusão da pessoa com deficiência. Dessa forma, mostra seu comprometimento em promover um cuidado de saúde que seja verdadeiramente inclusivo e acessível a todos.
Autor