Clube Soroptimista promove curso para cuidador de idosos
Objetivo é capacitar profissionais para que possam atuar no mercado de trabalho; ao todo, 21 alunos estão participando das aulas
Crédito: Divulgação - As aulas do curso de cuidador de idosos são tanto teóricas como práticas
Por Stella Vicente | 08 de junho, 2023

O Clube Soroptimista Catanduva, em parceria com o Senac, está promovendo curso de cuidador de idosos. Ao todo, 21 alunos estão participando das aulas, que começaram em maio e seguem até agosto. O objetivo é capacitar os profissionais para que possam atuar no mercado de trabalho.

O clube é uma instituição internacional formada por meninas e mulheres, que atua no município há 27 anos em pautas de defesa das mulheres, oferecendo apoio e profissionalização às mesmas.

A iniciativa do curso para cuidadores de idosos surgiu após o sucesso de outra turma anos atrás. As idealizadoras do Soroptimista Catanduva decidiram então repeti-lo, dada a credibilidade dos cursos oferecidos pelo Senac e a procura por profissionais dessa área na cidade e também na região.

Dessa forma, os professores do Senac abordam temas abrangentes, devido a duração do curso. Dentre os assuntos, estão noções de psicologia comportamental para atendimento das mais diversas doenças de idosos; noções de enfermagem e nutrição; relacionamento com o idoso e familiares; desenvolvimento da paciência, amorosidade e discrição necessárias ao cuidador; e normas comportamentais ao se vestir, falar e opinar com relação ao idoso e seus familiares.

As aulas são tanto teóricas como práticas, como afirma Maria Terezinha Ratton Sanchez, uma das idealizadoras do Clube Soroptimista, que tem como presidente Edelzira Leite de Oliveira. “Como faz parte do trabalho do clube desenvolver a situação econômica, profissional e social de mulheres e meninas, e ao visualizar a necessidade da cidade em ter profissionais desta área, buscamos essa parceria com o Senac e também encontramos apoio do Gasa, que nos ofereceu o local”, diz.

Carmen Pardo Pizarro, 2ª secretária do Gasa, a Associação Assistencial “A Fazer o Bem”, que cedeu o local para as aulas do curso, concorda. “Essa parceria é importante, pois o Gasa é uma instituição filantrópica que atende portadores de HIV e que faz toda essa atenção básica de saúde e também grupos de socialização. Resolvemos abrir a porta do Gasa para esse curso tão importante.”

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo