
Catanduva vai reviver uma das mais autênticas manifestações da cultura sertaneja com a Queima do Alho, que acontece no dia 25 de maio, a partir das 12h, no Recinto de Exposições João Zancaner. O evento, organizado pelo Clube de Rodeio Os Bravos, reunirá famílias, amigos e amantes da tradição rural em um dia repleto de sabores, música e solidariedade.
A Queima do Alho tem raízes profundas na história do interior brasileiro. Surgida como o ritual de preparo das refeições por comitivas de peões boiadeiros em suas longas jornadas, a tradição culinária se tornou parte essencial das festas que antecedem os rodeios, preservando o modo de vida dos tropeiros e sua rica cultura gastronômica.
Este ano, a culinária da festa terá novamente com a presença do sr. João Paulo, figura lendária da Queima do Alho de Barretos, com mais de 40 anos de dedicação à tradição, que hoje é um marco no calendário cultural da cidade turística. Sua participação, viabilizada pelo Clube Os Bravos, é sinônimo de autenticidade e excelência na arte de preparar a comida tropeira.
Além da famosa culinária, o evento oferecerá ambiente familiar com espaço kids, feira de artesanato, leilão de prendas e shows ao vivo com a dupla Fernando Araújo & André, o cantor Marcelo de Luca e apresentação especial da Bamuca – Banda Marcial Municipal de Catanduva.
Mais do que celebrar a tradição, a Queima do Alho destinará parte da renda ao Fundo Social de Solidariedade. O convite custa R$ 60 e dá direito a saborear à vontade as delícias preparadas, num verdadeiro banquete tropeiro feito no fogão de chão. Crianças até 10 anos não pagam. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Crivepel e no Despachante Moacir.
“A festa promete ser um grande encontro entre tradição, cultura, solidariedade e diversão. Uma oportunidade única para viver um pedacinho do Brasil raiz, saborear receitas típicas e contribuir para uma causa nobre. E tudo isso graças ao empenho dos Bravos, que mantêm viva essa celebração ano após ano”, ressalta Marcos Assofras, o Mamão, presidente do Clube Os Bravos.
Autor
