Desafios e obstáculos em um esporte que conquista cada vez mais a região de Catanduva. O Clube de Tiro Rebelato - CTR - foi escolhido para sediar o Campeonato Interclubes IPSC. O evento acontecerá neste domingo, 25 de junho, a partir das 8 horas, e terá a participação de 150 atiradores.
Ao todo, são quatro clubes participantes, sendo que cada uma das etapas será realizada em uma cidade. Os participantes são: o Clube de Tiro Rebelato, Clube Boatto, Clube de Tiro Rio Preto e Clube Água Limpa. Catanduva receberá a 2ª etapa.
O esporte teve origem no sul da Califórnia nos anos 50, mas em 1976 ganhou ainda mais força, quando foi fundada a IPSC (International Practical Shooting Confederation) por representantes de nove países onde o esporte começava a se popularizar.
A modalidade exige que o esportista execute as habilidades de tiro com velocidade e precisão, além de contar com a movimentação do atleta, a distância e as configurações de cada pista que mudam a cada competição. Graças ao discurso pró-armas, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi peça chave para a popularização do esporte na região.
Localizado na estrada que liga Catanduva a Elisiário, o Clube de Tiro Rebelato ocupa área de 25 mil m², em uma fazenda de cana-de-açúcar da família. O local foi fundado há cerca de 15 anos e, com o tempo, o empresário Ricardo Rebelato, que está à frente do espaço, começou a receber amigos adeptos do esporte. A partir de 2016, ele expandiu o negócio e hoje conta com mais de 2 mil associados, entre eles mulheres que já representam quase 30% do público do clube.
Além de estimular a prática esportiva, o local conta com estrutura completa com pistas com até 100 metros para a prática de tiro de revólver, pistola, carabina e fuzil, pista de treinamento tático, pista de ISPC, pista de pedana de tiro ao trap. O CTR recebe mais de 1.200 profissionais de segurança da região, entre guardas civis, policiais militar e civil e Tiro de Guerra.
Autor