Claúdio Romagnolli diz que cidade acertou em escolher a atual gestão
Candidato a vice-prefeito de Padre Osvaldo participou ao vivo do V1 Notícias, na Vox FM, na última sexta-feira
Foto: Reprodução - Claúdio Romagnolli disse que custo do esgoto é mais alto que o da distribuição de água
Por Guilherme Gandini | 25 de agosto, 2024

O atual vice-prefeito Claúdio Romagnolli (PSDB) fechou a série de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito da Vox FM e do jornal O Regional, na sexta-feira, 23. Ele concorre à reeleição, repetindo a chapa vitoriosa encabeçada pelo prefeito Padre Osvaldo (PL).

Durante o bate-papo ao vivo nos estúdios da Vox FM, ele contou porque aceitou o convite de Padre Osvaldo para ser vice-prefeito e caprichou nos elogios ao gestor que, segundo ele, mudou a realidade da cidade. Prometeu que, para um segundo mandato, será feito muito mais.

O Regional/Vox FM: Por que Padre Osvaldo é a melhor opção para Catanduva?

Quando nós começamos o governo, ele quis muito que eu o acompanhasse, entendesse cada conversa, cada visita. E você sabe que naquela época eu assustei um pouco e disse: padre, o senhor vai conseguir cumprir tudo isso que o senhor tem no coração e que o senhor fala para as pessoas? Será que vai conseguir melhorar todas as áreas? Ele dizia sim, nós vamos fazer e eu falo que são quase quatro anos e ele não muda, sempre otimista demais. E as coisas realmente acontecem. Ele começou no dia 4 de janeiro, que foi a primeiro dia que a gente foi lá no gabinete e parece que tudo o que ele planejou ali, em poucas horas, as coisas foram acontecendo muito rápido. Desde o pagamento aos servidores, porque ele dizia o seguinte: se eu quero prestar um ótimo serviço para a população, se eu quero que as pessoas se juntem a nós para ter uma Catanduva melhor, o primeiro passo é que essas pessoas tenham prazer, vontade, e jamais ter aquilo que era o direito deles não reconhecido tal e aí foi construindo dessa forma e assim ele foi atuando em todas as áreas. E aí, no decorrer desses anos, sem que nós esperássemos, está aí o reconhecimento que é esse instituto dar o prêmio da melhor gestão do Estado de São Paulo e depois a melhor gestão do Brasil [referência ao Prêmio Band Cidades Excelentes]. Quando a gente fala melhor Gestão do Estado de São Paulo, melhor gestão do Brasil é por que nós avançamos, a cidade avançou, a administração avançou em todas as áreas. Catanduva acertou demais depois desses anos, onde as pessoas tinham perdido um pouco da confiança na política. Era cassação, brigas, tudo, tinham perdido um pouco da vontade. Mas eu acho que ele resgatou também isso. Então eu acho que tudo isso que foi ocorrendo e, a cada dia, cada minuto, que a gente sabe, quem está muito próximo dele, e isso eu já queria que a população entendesse a vontade que ele tem de fazer, como fez as coisas melhorarem para nossa cidade avançar.

O Regional/Vox FM: Numa eventual reeleição de vocês, quais serão as prioridades para o novo mandato?

Vocês terão entrevista com os prefeitos e acho que nada melhor do que ele, Padre Osvaldo, que vem nesses quatro anos para trazer, de um modo geral, os detalhes de tudo que ele tem para dar para o próximo período. Mas como eu disse, Catanduva vai ter um crescimento, como por exemplo, esses quatro anos, [foram] quase 7000 novas aberturas de empresas nesse período. Tantas coisas foram construídas nesses quatro anos vão se ter muita mais nos quatro anos. Agora ao terminar 2024, são 68 novos empreendimentos que estão já prontos, alguns entregues, algum em aprovação, outros que estão ainda em diretrizes. E isso tudo vai iniciar em 2025. Também acho que os 110 milhões de dívidas que foram pagas entre os servidores, entre precatórios, entre tudo aquilo que tem de dívida aí, dívidas grandes que ele [Padre Osvaldo] não quis prorrogar, as que ele não quis que empurrasse com a barriga, então, se nós pensarmos, no próximo período a prefeitura vai ter esses valores para investir para a cidade. Porque a casa já foi colocada em ordem. Muito mais para educação, muito mais para a saúde, muito mais para a sustentabilidade. E nós temos já projetos prontos para que seja realizado. 

O Regional/Vox FM: Você atuou na gestão da Saec neste mandato. É possível vislumbrar alguma redução nas tarifas de água e esgoto no futuro?

Em relação à tarifa de esgoto, é uma pergunta muito boa, porque assim, as pessoas falam: eu não gasto, eu só uso um pouco de água para irrigar o meu jardim. A tarifa de esgoto, quando se cobra 100%, não é só porque entra na sua casa 1.000 litros, você joga no esgoto 1.000 litros, não é isso. É que o custo do esgoto ele é muito mais caro. Hoje ele tem 40% a mais de custo do que o da água. Então, hoje, Catanduva tem a água dos poços [dos aquíferos] Guarani e Bauru, então não tem se um custo muitíssimo elevado como em algumas cidades que se trata a água para entregar para a população. Porém o esgoto sim. Se você pesquisar aí Ribeirão Preto, Nova Odessa, Campinas, a taxa do esgoto é 123%, 125%, 127%. A água eles cobram 100% e esgoto é muito mais caro do que a água. A partir de quando veio o marco regulatório, foi determinado que todas as empresas de saneamento tivessem as agências reguladoras. Você agora está regido por essa agência reguladora. E ela diz o seguinte: hoje nós temos as tarifas baixas de água. Nossa tarifa até 20, 30, 40 metros é a mais baixa, quase que do estado. E ela se preocupa muito com isso. Precisa ser realmente economizado. fazer um grande trabalho que a gente tem realmente feito com grande investimento ainda, mas muito justo, porque na verdade, hoje o custo operacional de tratamento de água, de esgoto e tal, está muito caro. A gente cuida daquilo como se cuidamos da contabilidade da nossa casa. E mais, tem muitas coisas aí para a frente através da agência reguladora, que precisa ver com muito carinho. Mas a questão de aumentar não. E se, sim, se há alguns pontos que possam ser revistos, com certeza será. Principalmente nas tarifas de lixo, da [faixa de] água maiores. Com certeza essa agência está nos ajudando para apresentar para o prefeito um projeto. 

O Regional/Vox FM: Por que a população deve repetir o voto em Padre Osvaldo e Cláudio Romagnolli?

Quando eu frequentava os clubes, os bares e o relacionamento dos meus negócios, tal, a gente sempre fazia uma pergunta assim: qual é a cidade que eu gostaria de morar e qual o perfil do gestor que eu gostaria de ter? Porque a gente às vezes a gente fala: se o prefeito fosse assim era melhor e ele ajudava mais, eu teria mais receita, teria mais negócios, eu teria mais. E se você para e começa a pensar qual é o currículo desse gestor, qual é o perfil desse gestor? E aí lá atrás eu pensava assim: precisava ter uma pessoa que tivesse um gabinete aberto que recebesse as pessoas, que aceitasse, que ouvisse o comércio, a indústria, os negócios, que investisse sem vaidade, sem ego, que preparasse uma cidade com coragem, não pensasse em reeleição. Eu acho que esse cara é um pouco que completo para a nossa cidade, realmente nós vamos chegar a patamares muito grande. Vai chegar esse momento e já chegou, onde se preparou e usou olhares dos empreendedores, dos investidores, já começaram a enxergar Catanduva, que é isso que a gente dizia, precisava disso. Alguém que se cuidasse de tudo, porque às vezes você é bom num negócio. Você quer abrir uma avenida aqui, mas aí quando você recebe o empresário, você recebe um investidor, ele é mal tratado e a gente deparou com essa situação toda. Então eu acho que a população pode esperar isso que viu nesses quatro anos, que é realmente um prefeito, uma gestão que ele consegue colocar para todas as secretarias que a prioridade é o desenvolvimento, o atendimento, a dignidade de cada um da sua casa. E isso sem nenhum gestor político. Nós não temos nenhum secretário político que não pega aquela missão todos os dias de fazer o seu melhor para a população. Então eu acho que a população tem, já é visto isso, tem entendido isso. Por isso que eu digo que tudo o que se falam aqui dos adversários é exatamente tudo isso que foi feito e que está sendo feito. E os frutos vão aparecer, aí já está, mas vão aparecer muito mais nesse segundo período. Então eu acho que a população de Catanduva acertou demais ao colocar o Padre Osvaldo e toda essa gestão. E você pode ter certeza, com um segundo período, muito mais experiente, a prefeitura 100% na mão, pode ter certeza que é Catanduva que nós desejaríamos a vida inteira nós vamos ter para o próximo período. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 22 de outubro de 2024
Pátio de serviços da rua Ceará é leiloado por R$ 3 milhões
Por Guilherme Gandini | 20 de outubro de 2024
Mais de 8 mil pessoas vivem do Bolsa Família em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 19 de outubro de 2024
Treze organizações são habilitadas para firmar parceria com o poder público