Cinco catanduvenses são campeões de xadrez em etapa da Superliga
Delegação local levou 112 competidores ao Festival Sesc Catanduva e, além dos títulos, garantiu oito vice-campeonatos
Foto: Divulgação - Evento teve simultânea com o GM Felipe de Cresce El Debs, atual número 5 do país
Por Da Reportagem Local | 01 de setembro, 2023

A delegação catanduvense conquistou cinco títulos e oito vice-campeonatos no torneio de Xadrez Rápido, no Festival Sesc Catanduva de Xadrez, no final de semana passado. O grupo participou das disputas com 112 competidores e teve apoio da Prefeitura de Catanduva, que forneceu transporte e alimentação aos alunos das escolas públicas.

A competição realizada no sábado, 26, foi válida como a 3ª etapa da Superliga de Xadrez 2023 e reuniu 166 enxadristas das cidades de Catanduva, Barretos, Barrinha, Campo Grande/MS, Lençóis Paulista, Mirassol, Pereira Barreto, Pindorama, São José do Rio Preto e Tabapuã.

Os campeões por categoria da cidade anfitriã foram Adriele de Almeida Martins (ABC do Saber), Luiz Miguel Mello da Silva (Colegião), Rafael Castro (CAIC), Larissa Azevedo (Catanduva) e Breno D’alkmin Pereira da Silva (Colegião) – este foi o grande destaque ao vencer seus seis confrontos.

Já no domingo, 27, foi realizada palestra e simultânea com o Grande Mestre (GM) de xadrez Felipe de Cresce El Debs, multicampeão e atual número 5 do ranking nacional. Na simultânea, 30 jogadores desafiaram o mestre enfrentando-o ao mesmo tempo, cada um em seu tabuleiro: 27 foram derrotados e 3 conquistaram um honroso empate contra El Debs.

A jovem promessa do xadrez catanduvense, Breno D’alkmin Pereira da Silva – que havia sido campeão no dia anterior – confirmou sua grande categoria ao empatar sua partida com o renomado enxadrista. Mesmo resultado obtiveram os professores Guilherme Augusto Bianchi (CXC) e Silvio Haruo Shiroma (Jesus Adolescente) ao conquistarem a igualdade em suas partidas.

Também foram destaque o professor Gabriel Fernandes Ribeiro das Neves (CXC) e o jovem rio-pretense Gabriel Zanqueta Pires Nabeta, premiados por maior resistência. Nabeta foi o penúltimo jogador a ser superado pelo mestre e Das Neves o último.

Agora a equipe de xadrez catanduvense treina para os próximos desafios que serão em Mirassol, neste sábado, dia 2, e São Carlos, de 7 a 10 de setembro.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Após derrota para o Sesi Araraquara, Bax recebe Sodiê Mesquita hoje
Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Serrano Esporte Clube busca revanche na final da Copa Rio Preto de Futsal
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sara Nascimento e Murilo Batista brilham no Campeonato Paulista de Judô