CIEE prevê crescimento de 13,3% no número de estagiários em 2022
Levantamento inédito apontou que mais de 707 mil estudantes do País estudam e trabalham
Foto: DIVULGAÇÃO - Atualmente, o país conta com um contingente de 707.903 estagiários
Por Da Reportagem Local | 13 de agosto, 2022
 
 

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE apresentou estudo inédito a respeito dos estagiários brasileiros. O levantamento, encomendado à consultoria Tendências, prevê alta de 13,3% no número de estagiários até o fim de 2022, puxado principalmente pelas vagas represadas durante a pandemia causada pela Covid-19.   

A projeção para 2023 também é de crescimento, mas com menor fôlego, cerca de 8,3%. Para Humberto Casagrande, CEO do CIEE, o aumento real do número de vagas será apenas a partir de 2024, já que mesmo com as previsões de crescimento, o número de estagiários não chega ao mesmo patamar do nível pré-pandemia.  

De acordo com Lucas Assis, analista da consultoria Tendências, o contágio econômico da crise sanitária foi mais intenso na população jovem.

“A empregabilidade dos jovens brasileiros foi desproporcionalmente afetada. Os primeiros anos de estágio são essenciais. Quem começa em crise começa com uma desvantagem duradoura”, conta.   

Segundo o levantamento, atualmente o País conta com um contingente de 707.903 estagiários, e a concentração está no Sudeste, principalmente na cidade de São Paulo. Seguido pela região Nordeste. Para chegar nesse índice, foi desenvolvida uma metodologia capaz de identificar o estagiário dentro da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD. 

Renda familiar  

Ainda de acordo com o estudo, ao menos 40,4% dos estagiários estão concentrados nas classes D/E, com renda mensal domiciliar até R$3 mil, já os estudantes da classe C, com orçamento familiar de até R$7,2 mil, representam 37,7% dos estudantes.   

Segundo Mônica Vargas, superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE, ao observar o cenário histórico essa sempre foi uma tendência, mas em 2021 esse percentual aumentou.

“Esses jovens buscam oportunidade de estágio não só como fonte de inserção no mundo do trabalho para conhecimento e bagagem prática, mas também para colaborar na renda familiar”, afirma. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Homem procura irmãs gêmeas e última pista obtida é em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Proprietário de supermercado doa ovos de Páscoa para pacientes do HCC