A I Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, envolvendo os municípios de Catiguá, Novais, Tabapuã e Pindorama, será realizada na próxima quinta-feira, dia 10. Trata-se de evento constituído de importantes instrumentos de mobilização, identificação e discussão dos problemas e deficiências existentes na estrutura de atendimento à criança e ao adolescente em âmbito municipal, bem como de encaminhamento de propostas para soluções.
A partir dele, é possível promover a articulação de ações entre as diversas autoridades e órgãos públicos que, direta ou indiretamente, têm atuação na área da infância e da juventude, como setores de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer, com o desenvolvimento de estratégias para sua atuação conjunta no atendimento de casos que são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário, por exemplo.
Na ocasião, o tema abordado será "Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: Violações e vulnerabilidade de crianças e adolescentes. Ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade".
A ideia de realizar a conferência entre municípios surgiu através das secretarias de Assistência Social de cada cidade, pensando o quão enriquecedor seria a troca de experiências e ideias. Logo, tem como objetivo promover uma ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, a fim de realizar a construção de propostas de ações e políticas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandêmico.
Gislaine Lopes, secretária municipal de Assistência Social, Pindorama, através do órgão gestor da pasta, está levando para o evento o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a equipe técnica do Cras que trabalha com o público adolescente, assim como alguns integrantes da sociedade civil.
“Entendemos que esse tipo de evento, enriquece as redes e auxilia em muitas tomadas de decisões, além de fortalecer a equipe para que possamos trabalhar com foco nos casos que envolvam nossas crianças e adolescente", aponta a secretária.
O evento, que é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio dos órgãos gestores de assistência social e das prefeituras dos municípios, será realizado das 13 às 17 horas, no Teatro Gigi, localizado na rua Paulo Guzo, nº 1494, no Centro, em Tabapuã.
Autor