Cidades da região agem para aumentar segurança nas escolas
Embaúba, Elisiário, Marapoama, Novais, Pindorama e Santa Adélia anunciaram reforço no policiamento, além de cuidados internos
Crédito: Divulgação - Em Pindorama, a Polícia Militar está dentro das escolas, fazendo rondas regularmente
Por Stella Vicente | 13 de abril, 2023

Diversas cidades da região de Catanduva tomaram providências a fim de aumentar a segurança nas instituições de ensino. As medidas vêm depois do ataque ocorrido em Blumenau (SC), que foi seguido de uma onda de ameaças circulando pelas redes sociais.

Embaúba, Elisiário, Marapoama, Novais, Pindorama e Santa Adélia anunciaram medidas como policiamento nas escolas e creches, além de cuidados internos. Dessa forma, as Prefeitura Municipais buscam proteger os alunos e também tranquilizar pais e responsáveis.

Em Embaúba, a secretária de Educação e o prefeito Nercilio Pinheiro, juntamente com a equipe responsável, reuniram-se na última segunda-feira, dia 10, com pais de alunos para apresentar as novas medidas de segurança.

Ficou determinado que o acesso às dependências das unidades escolares será permitido apenas com autorização de funcionários. A Guarda Municipal fará a vigilância presente nas escolas e os funcionários foram orientados a ficarem atentos a qualquer suspeito ao redor dos locais em questão. Além disso, será feito a instalação de cerca concertina e a conclusão da instalação de monitoramento em todas as escolas, visto que a CEMEF Miguel Stelute já possui o sistema.

O prefeito de Elisiário, Cássio Bertelli, conta que, de imediato, o município ampliou o efetivo da Polícia Militar, através do convênio Operação Delegada, para que os policiais fiquem nas escolas. “É um convênio que a prefeitura fez com o Governo do Estado um tempo atrás e agora a gente ampliou os horários para que esses policiais fiquem nas escolas, através da Operação Delegada, custeada pela prefeitura”, explica.

Também foram feitas reuniões com os colaboradores da rede de Educação, pedindo atenção nas entradas e portões, para que fiquem atentos com o fluxo de pessoas. Cássio ainda afirma que foi iniciada a instalação de câmeras na Creche e na Escola de Elisiário e que serão discutidas melhorias como implantação de cerca elétrica e a possibilidade de convênios com seguranças particulares.

Em Marapoama, o prefeito Márcio Perpétuo Augusto acertou com o comandante do Destacamento da Polícia Militar de Marapoama, sargento Santana, que através da Atividade Delegada a Polícia Militar haverá o aumento do policiamento ostensivo ao redor das escolas a partir desta quinta-feira, dia 13. O patrulhamento será feito por 12 horas, das 6 às 18 horas.

Também há a recomendação para os coordenadores e diretores da escola e da creche é para manter os locais fechados e somente permitir a entrada de professores, servidores das escolas e alunos.

Ainda na segunda-feira, dia 10, o prefeito de Novais, Paulo Cesar Dias Pinheiro, reuniu-se com a gestão de educação para deliberar as primeiras medidas intersetoriais que vão dar reforço à segurança nas unidades de ensino e garantir a tranquilidade da rotina das escolas da cidade.

Segundo comunicado, já na reunião o prefeito pediu para deixarem os portões trancados e está providenciando interfones e câmera de segurança nas entradas. “Por hora é o que pode ser feito. A prefeitura já solicitou uma empresa para fazer orçamento de fios de concertina para os muros”, dizia também a nota divulgada nas redes sociais.

Em Pindorama, o prefeito Geraldo Felippe Júnior realizou uma reunião com policiais a fim de discutir a questão. “Estamos muito preocupados com a segurança dos nossos alunos e estamos vendo como vamos agir diante destes acontecimentos. A Polícia estará dentro das escolas, fazendo rondas direto. Vamos usar a Lei Delegada, que é quando o policial está de folga e nós os contratamos para trabalhar nas escolas”, relatou Júnior por meio de um vídeo em suas redes sociais.

Além disso, ele afirma que foi criado um grupo no WhatsApp com diretores e com a secretária de Educação para, caso aconteça alguma coisa, a Polícia já esteja de prontidão para agir no momento certo. Os diretores, coordenadores e professores ainda devem participar de uma reunião com os policiais para receberem orientações de como agir em tais momentos.

O prefeito de Santa Adélia também se reuniu com a Polícia Militar para aumentar a segurança nas escolas. Para isso, as medidas tomadas serão a intensificação da Ronda Escolar junto à Polícia Militar através da Atividade Delegada, custeada pela Prefeitura Municipal; o Protocolo de Segurança com profissionais das escolas, em sigilo na divulgação para prezar a segurança no âmbito escolar; e a contratação de vigilância nas escolas em caráter emergencial.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Em Marapoama, campanha Mamãe Premiada terá sorteios e show
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Assistência Social de Santa Adélia entrega kit higiene para estudantes