O Programa Beneficente Criança, Cidadão do Futuro completa 28 anos de existência neste domingo, 25 de agosto. São quase três décadas de atividade, preparando jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, priorizando a formação da cidadania, oferecendo qualificação profissional, inserção no mundo do trabalho e acompanhamento profissional.
Inaugurado em 25 de agosto de 1996, o programa teve origem por decisão do Ministério do Exército, que sentiu a necessidade de se envolver com a população, fazendo atendimento aos menores carentes, prevenindo futuros problemas sociais.
Hoje, a Cidadão do Futuro conta com 500 jovens na faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade. Desse total, 350 estão diariamente na instituição sendo preparados e se qualificando para o mercado de trabalho com os cursos de Rotinas Administrativas, Gestão Empresarial, Informática e Marketing Digital; outros 150 jovens têm acompanhamento profissional através do curso de Almoxarife, Assistente Administrativo Industrial e Técnicas Bancárias.
Além dos cursos de profissionalização e de acompanhamento no mercado de trabalho, o programa tem também o projeto MEL, que aborda vários temas familiares e seus valores, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, desenvolvido pela equipe de referência que conta com psicóloga e assistente social, onde são trabalhados temas com os jovens, abordando o cotidiano deles com a família, com a comunidade e o exercício da cidadania.
Segundo a equipe da Cidadão do Futuro, “a maior realização é ver estampado no rosto do jovem a alegria do primeiro emprego e das suas conquistas graças à oportunidade de inserção no mercado de trabalho que o programa proporciona”.
Nestes 28 anos, mais de 10 mil jovens passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas com carinho, amor e respeito dedicado aos jovens. A instituição tem apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura, além do Sesc, Senac, conselhos municipais e empresas parceiras da aprendizagem.
“Nosso objetivo é acolher, orientar e preparar os jovens e adolescentes, para o mercado de trabalho com respeito, responsabilidade, pontualidade e dedicação para serem referências nos ambientes de trabalho”, reforça a professora Eliete Estevam Gomes, diretora da entidade.
Já Maria Teresa Catanho, coordenadora administrativa, frisa que toda a equipe se sente realizada ao ver os jovens encaminhados, conquistando o primeiro emprego. “Nosso lema principal é: quem ama, acolhe e manifesta o amor em serviço, solidariedade e oportunidade, para uma vida digna, pautada na responsabilidade, fé e amor.”
Autor