Fazendo parte da programação do Setembro Amarelo em Catanduva, nesta terça-feira, dia 27, será promovido o 4º Ciclo de Debates Interdisciplinares sobre temas relacionados a temática do suicídio. O objetivo é abordar ações relacionadas à prevenção desta prática, assim como à promoção da saúde mental.
O público-alvo são os profissionais da rede municipal de saúde de Catanduva, profissionais do Hospital Mahatma Gandhi, profissionais do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc) e os discentes do curso de psicologia do Instituto Municipal de Saúde (Imes Fafica).
A ação será no Teatro Municipal Aniz Pachá, localizado na rua Quatorze de Abril, nº 50, no Jardim do Bosque, a partir das 19 horas.
O primeiro tema a ser debatido será 'Setembro Amarelo - a valorização da vida' com a palestrante Ivete Marques. Ela é psicóloga pós-graduada em terapia cognitivo e comportamental na Famerp, presidente da Aviva (Associação para a Valorização da Vida), mantenedora do programa CVV de apoio emocional e prevenção do suicídio, além de coordenadora do posto do CVV em Catanduva.
“Ainda hoje há muita desinformação sobre esse tema e quem lida diretamente com os tentantes precisa deixar os preconceitos e julgamentos, a fim de que possa acolher aquele que, muitas vezes, não encontra outra forma de lidar com sua dor”, explica Ivete.
Mais tarde, às 20h10, a palestrante Andrea Carla A. Medalha Constantino aborda o tema 'Os efeitos da pandemia na vida das crianças e dos adolescentes'. Ela é psicóloga, psicopedagoga, tem extensão em neuropsicopedagogia, especialista em psicologia clínica comportamental de adolescentes e adultos e trabalha no Colégio São Mateus.
Autor