Cia Os Bardoso completa 12 anos neste domingo e anuncia improviso
Apresentação está marcada para o dia 11 de março, às 20h30, no Teatro Municipal Aniz Pachá; ingressos já estão à venda
Foto: Divulgação - Cia Os Bardoso é atualmente formada pelos atores Alex Neves e Lucas Paschoal
Por Guilherme Gandini | 19 de fevereiro, 2023

A Cia de Teatro Os Bardoso comemora 12 anos de existência neste domingo, 19 de fevereiro. Para celebrar, o grupo levará ao palco do Teatro Municipal Aniz Pachá no dia 11 de março o espetáculo “12 Anos de Bardoso”, que revela marcas do trabalho autoral desde o slogan do cartaz: “O melhor show de humor e improviso já visto! - Fonte: Minha Mãe”.

A apresentação está marcada para as 20h30 e os ingressos já podem ser adquiridos pelo site https://linkfly.to/OSBARDOSO, com custo de R$ 15 e a possibilidade de ingressos com doações solidárias e meia-entrada. Na página também há os links para as redes sociais da cia.

Será uma apresentação de improviso, no formato clássico e já conhecido, mas com roupagem especial, feita exclusivamente para a participação intensa da plateia em todos os jogos e criações de cenas. “A intenção é fazer com que a plateia, mais do que nunca, se sinta como parte do espetáculo, fazendo inclusive participação no palco”, diz o ator Alex Neves.

A nova produção segue em etapa de preparação neste mês, mas o grupo já promete fazer uma exibição “incrível e muito divertida”. A peça tem classificação livre, com a proposta de unir toda a família, possibilitando bons momentos de diversão e lazer.

IMPROVISO E STAND-UP

O Improviso é um teatro todo ou parcialmente baseado na técnica de improvisar, ao invés de se basear na dramaturgia. O ator interpreta algo que não foi previamente pensado, escrito e/ou elaborado. Ele entra em cena sem roteiro ou texto e vai aprofundar aquilo em cena.

Na improvisação, as cenas passam por constantes mudanças devido à interação com os outros jogadores (nome dado aos atores) e a impactos do espaço e da plateia. Tudo acontece no presente, no momento da cena. O improviso exige do ator técnica e vasto repertório.

Os Bardoso também fazem Stand-Up desde 2017, tendo aberto eventos e shows de comédia de humoristas como Renato Albani, Paulinho Gogó (Maurício Manfrini) e Saideira (Giovani Braz). Diferente do Improviso, o Stand-Up é roteirizado, possui texto base e é estudado previamente.

OS BARDOSO

A Cia Os Bardoso, popularmente conhecida pelo humor e improviso, desenvolve trabalhos em várias áreas do teatro. Atualmente formado pelos atores Alex Neves e Lucas Paschoal, o grupo foi fundado em 19 de fevereiro de 2011 com o intuito de transmitir alegria, de forma inusitada, com base em suas criações e inspirações, tendo já atuado em espaços oficiais e alternativos.

Anteriormente, a companhia teve participação de outros quatro atores na formação inicial: Igor de Mello, Lukas Dias, Celso Henrique Zukovski e Tiago Paschoal, que trilharam novos caminhos pessoais e profissionais, mas fazem parte de um arco histórico de Os Bardoso. Outra marca são as participações especiais de convidados do mundo cultural, como atores e músicos.

AS BARDOSETES

A equipe técnica da companhia tem uma peculiaridade e envolvimento de muita gente. São amigos e familiares que apoiam nas mais diversas funções necessárias para a realização dos trabalhos e apresentações: equipe de produção, direção, som, iluminação, palco, assistência. São As Bardosetes, formadas hoje por Grazielly Eleno, Victoria Alecrim e Adalto Miranda.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Coletivo Dell’arte reestreia espetáculo ‘Yerma’, no Sesc, na quinta-feira
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Espetáculo circense é atração no Sesc Catanduva na manhã de domingo
Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Festival de Dança está com inscrições abertas e tem R$ 30 mil em prêmios