
A Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto, definiu os 12 espetáculos que farão parte da 19ª edição do tradicional “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, que será realizado do dia 10 a 19 de janeiro de 2025. Deste total, duas produções são da companhia anfitriã: “Era uma vez... A Cigarra e a Formiga” e “Parlendas com Relicário de Canções”.
A curadoria foi feita pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. “Após assistirmos a todos os vídeos dos espetáculos inscritos e analisarmos o material das peças e dos grupos, nos deparamos com um desafio que é o sonho de qualquer curador: a qualidade das produções estava excepcionalmente homogênea e acima da média. Diante disso, nossa tarefa foi criar uma grade que equilibrasse a diversidade de linguagens e encantasse o público que, em janeiro — mês de férias escolares —, busca momentos especiais no teatro com a família”, afirmou Catanozi.
Dos 174 espetáculos inscritos, de artistas e coletivos de nove estados brasileiros, foram selecionadas nove produções de cidades paulistas: São José do Rio Preto (2), Sertãozinho (1) Campinas (2), Mairiporã (1), São Paulo (3), além de uma do Paraná (Curitiba) e duas do Rio de Janeiro (Nova Iguaçu).
Considerado um dos maiores eventos culturais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o festival tem o objetivo de oferecer programação inclusiva e diversificada. As apresentações serão realizadas no formato presencial e contarão com interpretação em libras e audiodescrição.
Autor
