Cia. da Casa Amarela traz Cecília Meireles ao palco do Sesc Catanduva
Neste domingo, companhia apresenta a sensível montagem sobre a poetisa brasileira para comemorar 30 anos
Foto: Vivian Gradela - ‘Menina na Janela’ foi inspirada em várias obras e poemas de Cecília Meireles
Por Da Reportagem Local | 08 de junho, 2025

Uma das peças mais solicitadas da Cia. da Casa Amarela será apresentada, gratuitamente, neste domingo, dia 8, às 10h30, no palco do Sesc Catanduva. “A Menina na Janela” mostra de forma sensível e inteligente a infância e vida da grande poetisa Cecília Meireles.

O espetáculo estrou em 2007 como parte da Trilogia de Poetas no Palco, iniciada em 2005 com o premiado “A Lua e o Poeta”, sobre o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, e que teve sequência com a também premiada “Bela FlorBela”, sobre a portuguesa Florbela Espanca.

A Menina na Janela fecha essa trilogia e é, até hoje, uma das mais elogiadas e pedidas peças dos atores Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, principalmente para o Projeto Teatro na Escola.

Segundo Drika, que interpreta Cecília, “educadores em geral amam as poesias e textos de Cecília Meireles. São obras que encantam crianças e adultos, como “Ou Isto Ou Aquilo”, entre outros conhecidos poemas e personagens da autora”.

Carlinhos Rodrigues explica que o casal já havia dedicado uma produção à escritora em 1998, O que o vento sopra... e resolveu retomar a imensa obra de Meireles em 2007. “O que o vento sopra... nos instigou, pois era mais sobre as personagens de Cecília. Mas, queríamos abordar a biografia da escritora pois sua infância é muito inspiradora para as acrianças de hoje. É ali que nasceu seu desejo de inventar histórias, poesias e criar personagens tão amados pelo público. Uma infância solitária, no quarto, que foi determinante para seu futuro”.

A Menina na Janela foi inspirada em várias obras e poemas de Cecília Meireles, mais notadamente em seu livro “Olhinhos de Gato”, um diário de uma criança sonhadora. A peça é sensível, delicada, tem momentos de riso e diversão, como encanta e emociona todo o público, independentemente da idade.

“Vemos filhos e pais, alunos e professoras, com um semblante extremamente leve e emocionado ao término de cada apresentação. A Menina na Janela toca profundamente a alma do espectador, seja criança ou adulto”, complementa a atriz.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Flashdance tem show do Grupo Nós nesta sexta-feira em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Guri vai ocupar praças e parques de 70 cidades para festejar 30 anos
Por Da Reportagem Local | 13 de novembro de 2025
Escritor de Paraíso lança livro de mistério sobre amores e recomeços