Cia da Casa Amarela lança documentário on-line de renomada peça sobre Cândido Portinari
Espetáculo recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o da Associação Paulista dos Críticos de Arte
Foto: Vivian Gradela - Peça tem dramaturgia e direção de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues
Por Myllayne Lima | 19 de março, 2022

A Cia da Casa Amarela lançou na sexta-feira, dia 18, documentário sobre o espetáculo ‘Candim: o sonho do menino Portinari de colorir o Brasil’. Com dramaturgia e direção de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues, 'Candim' foi contemplada pelo Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 52/2020 - Prêmio por Histórico de Realização - Espetáculo Infanto-Juvenil, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

“Candim, sobre Cândido Portinari, é a peça mais marcante da história do teatro catanduvense. Com 20 anos em cartaz, a peça fez temporada no TBC - Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo, após estreia em Catanduva no ano de 2002. Nesse período, foram mais de mil apresentações em diversas regiões do país e diversas apresentações em Portugal”, explica Carlinhos Rodrigues, que forma a Cia da Casa Amarela ao lado da esposa Drika Vieira e do filho, o ator e músico Ian Costa.

O espetáculo recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, em São Paulo, bem como em festivais nacionais e internacionais de teatro.

Em 2004, foi citada por arte-educadores no Fórum Internacional de Teatro na Educação, realizado no Centro Cultural Vergueiro, na capital paulista, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Foi reconhecida pela crítica especializada na Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Revista VejaSP, dentre outros. Participou de inúmeros eventos culturais do país como o Mosaico Teatral, Mostra Sesi de Teatro, Segundas no Memorial da América Latina, entre outros.

Em 2021, as cidades de Batatais, Brodowski, Catanduva, Lourdes, Nova Granada, Palmares Paulista, Paraíso, Tabapuã e Turiúba receberam a peça da Cia da Casa Amarela, com apresentações gratuitas a alunos de escolas públicas.

“Foi aplaudida pela classe artística, educadores, pais e principalmente crianças e jovens, emocionando milhares de pessoas ao longo desses anos. Agora, a Cia da Casa Amarela lança o documentário para registrar esse momento único do teatro catanduvense, regional e que se estendeu ao país e no exterior”, finaliza Carlinhos.

O documentário está disponível no canal do YouTube Cia da Casa Amarela.

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Projeto Todas as Cores celebra a diversidade e a Arte Drag em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 21 de abril de 2024
Circuito Sesc de Artes envolve seis municípios da região no mês de maio
Por Da Reportagem Local | 21 de abril de 2024
Flor de Chita encerra circulação de ‘Tarsila’ com público de 1,5 mil pessoas