Cia Arte das Águas apresenta musical ‘O menino coruja’ em Catanduva
Cidade integra circulação da companhia teatral de Ibirá por 15 municípios do estado e também recebe bate-papo e oficina
Foto: Divulgação - Peça ‘O menino coruja’ mostra dramas de um menino em busca de reconstituir a família
Por Da Reportagem Local | 16 de agosto, 2024

Comemorando 15 anos de trajetória dedicada à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista, a Cia Arte das Águas, sediada em Ibirá, apresentará o espetáculo “O menino coruja” neste sábado, 17, às 14h30, em Catanduva. A atração ocupará o Espaço Bosque do Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner.

A exibição é gratuita e com tradução em Libras. A programação tem apoio da Prefeitura de Catanduva e parcerias da Secretaria Municipal de Cultura e Coletivo Dell'arte.

“O menino coruja” é um espetáculo infanto-juvenil com direção geral de Ivan Parente (ator, cantor e dublador, integrante do grupo Teatro Mágico e intérprete de Lindomar Gomes na novela do SBT “As Aventuras de Poliana”) inspirado em relatos de aprendizes do projeto social mantido pela Arte das Águas há cerca de 10 anos.

Em cena, os dramas de um menino em busca de reconstituir a família após a morte da mãe e a solidão do pai. Nessa jornada, o personagem conecta-se com o canto dos pássaros. O elenco conta com Antonio Bucca, Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.

BATE-PAPO E OFICINA

Após a sessão, será realizado o bate-papo “O Canto da Coruja” entre artistas e público e uma psicóloga convidada, tendo como pauta o processo de montagem e as temáticas abordadas, como depressão na infância e violência e o quanto a arte se faz necessária nesses contextos.

Na mesma data, a companhia ainda oferece em Catanduva a oficina “O jogo estabelecido para a interpretação”, às 9h30, no Teatro Municipal Aniz Pachá. Não há necessidade de inscrição prévia e podem participar todas as pessoas interessadas a partir dos 12 anos.

Por meio de jogos e dinâmicas, técnicas vocais e princípios da improvisação verbal e não verbal, será proposta a ativação de estados como disponibilidade para o jogo, imaginação e prontidão cênica. A atividade é gratuita. 

CIRCULAÇÃO PELO INTERIOR PAULISTA

As atividades integram a circulação de três espetáculos musicais sertanejos do repertório da Cia Arte das Águas por 15 cidades do estado, entre 17 de julho e 17 de agosto. Intitulado “Comitiva Esperança - Uma Circulação Caipira pelo Ser‘tão’ Nosso”, o projeto levou, além de “O menino coruja”, as peças “Sou Caipira, Ibirá, Póra” e “Mazzaropi, um certo sonhador” a territórios que dialogam com as temáticas dos trabalhos, além de bate-papos e oficinas.

“Este projeto foi pensado a partir da importância de fomentar a cultura e o artista local. Os espetáculos escolhidos compõem a grade de trabalhos que estão atualmente em circulação e todos têm, em sua linha de construção, uma ligação muito forte com momentos dos atores envolvidos, suas histórias, dramas, sonhos, frustrações e vivências que, ao longo destes 15 anos mantiveram a companhia em pé”, diz Antonio Bucca, fundador e diretor da companhia. 

Cada montagem passa por cinco cidades e, na região, foram contempladas Itajobi e Catanduva. O projeto Comitiva Esperança é viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Lei Paulo Gustavo. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Inscrições abertas para Edital de Chamamento de Arte Educação do Sesi
Por Da Reportagem Local | 29 de novembro de 2024
Catanduva tem estreia nacional do teatro para bebês ‘Luna’ nesta sexta
Por Da Reportagem Local | 27 de novembro de 2024
Cia da Casa Amarela apresenta peça sobre Tomie Ohtake nesta quinta