César Hércules anuncia candidatura à presidência da OAB
Foto: Divulgação - Dr. César Hércules afirma que não vai se omitir diante de qualquer tema de interesse coletivo
Objetivo é resgatar o protagonismo da 41ª Subseção, além de reforçar o apoio ao jovem advogado
Por Guilherme Gandini | 23 de outubro, 2024

O advogado César Hércules, formado em 1997, com especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Uniderp e LLM em Direito Empresarial pela ITE/Bauru, sócio-proprietário da Hércules Advogados Associados, confirmou sua candidatura à presidência da OAB de Catanduva. As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil estão marcadas para 21 de novembro em todo o país, no formato on-line. Todos os advogados de Catanduva que estiverem inscritos e com contribuição da OAB em dia poderão votar.

Em sua carta de intenções, Hércules se comprometeu à “defesa inflexível e corajosa da Advocacia”, ao enaltecimento da profissão e, principalmente, a coordenar o resgate da valorização da 41ª Subseção de Catanduva, “com atuação vigorosa e ampla campanha publicitária de divulgação de ações tomadas.”

O candidato diz que sua missão será retomar o protagonismo que a OAB nunca deveria ter perdido, fazendo com que a instituição seja participativa e contributiva nos mais diversos temas de relevância para toda a sociedade. “Queremos recuperar a força e a independência institucional da Subseção local, reestruturando comissões a fim de intensificar notáveis “projetos” como “OAB vai a Escola”, dentre outros, colocando-se à disposição para participar ativamente de importantes ações sociais apartidárias.”

Hércules afirma que não vai se omitir diante de qualquer tema enquanto presidente, consultando sempre a diretoria eleita, mas manifestando-se sobre assuntos de interesses coletivos dos advogados e da sociedade. Ao mesmo tempo, ele abdicou de concorrer a qualquer cargo eletivo, principalmente político, por 12 meses após deixar a presidência da subseção – reforçando que o foco é a advocacia.

Outras propostas são a criação de mecanismos para orientar e dar suporte ao jovem advogado nas suas dificuldades iniciais da carreira, colocar a Subseção da OAB de Catanduva à disposição da Câmara de Vereadores, por meio de seu corpo técnico de advogados, ficando atenta aos projetos ou ações e reunindo-se com autoridades públicas sempre que necessário, além de se aproximar da OAB São Paulo.

O Regional: O que o levou a aceitar o compromisso de se lançar presidente da OAB?

Dr. César Hércules: Embora eu tenha mais de 25 anos de profissão, acabei assumindo e aceitando esse compromisso para participar desse grupo grande de advogados que estão, de certa forma, assim como eu, insatisfeitos com a ausência de protagonismo da nossa OAB local. Infelizmente, a nossa Ordem perdeu o papel principal que ela tinha dentro da sociedade catanduvense. A nossa ideia é tentar resgatar isso com planejamentos, planos de ação e assim por diante.

Quando o sr. menciona protagonismo, se refere à OAB estar mais presente na vida da comunidade e também no apoio à jovem advocacia?

Sim, totalmente. É absurdo o número de pedidos de suspensão da inscrição da OAB dentro da jovem advocacia. Talvez seja um pouco de falta de apoio ao jovem advogado, ofertas de curso, oferta de reciclagem, apoio no dia a dia. Uma coisa é você precisar de faculdade, presta o exame da Ordem e é aprovado. Outra coisa é você sair no dia a dia para atuar na profissão, é complicado. Eu, de certa forma, tive uma orientação muito grande da parte do meu pai, que é advogado há mais de 50 anos, mas não são todos os advogados que têm esse privilégio. Então, na jovem advocacia a gente acaba tendo um considerável volume de pedidos de suspensão da inscrição, justamente porque, às vezes o advogado saiu a campo, não teve o apoio necessário, não teve uma orientação necessária e acaba tendo que buscar outra coisa na vida para fazer, mesmo tendo uma bela profissão como a advocacia.

A nova Casa da Advocacia, reinaugurada recentemente, vai favorecer esse trabalho?

Bastante. Não que antes, enquanto no período de reforma, isso pudesse atrapalhar, porque você tem outros meios também de você conseguir espaços para promover esses seminários, cursos, às vezes até uma pós-graduação. Nós temos três faculdades de Direito em Catanduva. Não acredito que seja impossível fazermos uma colaboração até para a pós-formação dos profissionais do Direito. Mas a Casa do Advogado, com a reinauguração dela, vai auxiliar bastante, pois é uma referência. Vai ser muito útil no planejamento que a gente vem fazendo, sobretudo para as palestras para a jovem advocacia e os advogados em geral, os militantes do dia a dia.

Qual é a importância da subseção da OAB Catanduva no cenário macro?

Dentro da Regional da OAB, Catanduva é a maior subseção. Nós somos maiores que Subseção de Barretos, somos maiores que a subseção de Bebedouro. São José do Rio Preto não está dentro da nossa regional da OAB, ela pertence a outra regional, mas à exceção de Rio Preto, nós somos a segunda maior subseção. Hoje nós temos aproximadamente 1.350 advogados inscritos em Catanduva. Há cerca de 380 mil advogados na OAB de São Paulo, que é a maior seccional do Brasil. Se você fizer a somatória dos advogados das outras seccionais, o número é menor do que a OAB São Paulo e Catanduva tinha um papel excelente dentro da OAB, também em termos de organização, que acabou se perdendo. Nós tínhamos conselheiros estaduais da cidade. Estamos lutando para voltar um conselheiro estadual juntamente com a seccional. Isso traz não só para a classe dos advogados, mas também para a população de Catanduva, um benefício muito grande. Vou citar um exemplo. A reforma da Casa do Advogado teve participação de um conselheiro estadual, Dr. Marcos César Gussoni. Ele era conselheiro estadual quando houve a aprovação da Casa, o presidente da seccional era o Dr. Caio Augusto, que dentro daquela gestão, houve com todo o aparato, aprovação de orçamentos e assim por diante. Foi construída na gestão seguinte, mas a ideia, o planejamento e a aprovação se deram na gestão anterior, onde nós tínhamos um conselheiro estadual. Isso faz uma diferença muito grande. Então a nossa ideia é resgatar esse protagonismo da OAB de Catanduva, principalmente para a sociedade catanduvense, mas também de uma maneira regional, que a gente coloque Catanduva de volta ao status que ela merece.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci