‘O ano de 2024 está sendo marco na indústria da Saúde’, apontou Fernando Torelly, superintendente corporativo e CEO do Hcor - Hospital do Coração de SP, que visitou as unidades hospitalares da Fundação Padre Albino e reuniu diretores e lideranças na sexta-feira, 13, para palestra que traçou as perspectivas para a Saúde Pública e particular nos próximos anos.
Com passagens pelos hospitais Moinhos de Vento e Sírio-Libanês, Torelly acumula três décadas de atuação no setor. Ele destaca o boom das aquisições e parcerias estratégicas entre redes hospitalares para se fortalecerem perante os desafios e aponta a rápida mudança demográfica, como o envelhecimento populacional, como importante reflexão sobre o modelo de cuidado focado na satisfação dos pacientes, indicando cenário de transformações e reorganização do mercado.
“A população brasileira está envelhecendo muito rapidamente e o nosso atual modelo de saúde, que é focado na doença, está se esgotando, pois a expectativa de vida está aumentando. Então, vamos viver um grande desafio que é conseguir dar saúde de qualidade para mais pessoas”, sinaliza.
O executivo diz que é preciso preparar o terreno para buscar mudanças estruturais, que pode culminar até mesmo com a ruptura do modelo de cuidado. “O hospital tem que ser desejado pelo paciente e com menos dinheiro e com a população que precisa de mais saúde, o desafio é traçar planos para cuidar mais da saúde e, principalmente, como as lideranças da área da saúde vão redefinir o seu papel para que possam cada vez mais estar focadas na eficiência das suas instituições, qualidade do atendimento e da segurança do paciente”.
Durante a palestra, Torelly abordou também alguns dos planos do Hcor. Além de toda a busca por produtividade e eficiência apresentou cases e projetos que levaram o hospital a aprimorar seu atendimento e potencializando a capacidade de atendimento com qualidade focada no paciente, referência para outras unidades.
Para a diretora de Saúde e Assistência Social da FPA, Renata Rocha Bugatti, a visita de Torelly, representando uma instituição de saúde tão grande, como o HCor, é motivadora. “A Fundação Padre Albino está com o propósito de chegar ao patamar que Catanduva e região merecem. Nós estamos a cada dia mais nos tornando gigante com todos os investimentos que estamos fazendo. E esse evento nos trouxe grandes insights para que nossas lideranças e a alta gestão da FPA possam evoluir e atingir o nosso propósito”, disse.
O presidente da Diretoria Executiva da FPA, Reginaldo Lopes, destacou a oportunidade da vinda do executivo. “Visando esses desafios estamos iniciando a revisão do nosso planejamento estratégico. A palestra foi momento mais que oportuno para que nossas lideranças possam receber informações novas, principalmente recebendo um pouco do conteúdo e do conhecimento de alguém gabaritado na área da saúde, como Torelly”.
Por fim, Torelly agradeceu o convite e se disse impressionado com a estrutura dos hospitais da FPA. “No caminho para Catanduva me deparei várias vezes com outdoors mostrando os serviços e resultados dos trabalhos da Fundação. Isso mostra a preocupação da instituição em manter-se unida com as pessoas que cuida”.
Autor