Centro de Valorização da Vida intensifica ações no Setembro Amarelo
Em parceria com o Caps II e Consultório na Rua, o CVV vem realizando iniciativas na cidade para conscientização sobre o suicídio
Foto: DIVULGAÇÃO - Ações promovidas pelo CVV, Caps II e Consultório na Rua expõe faixas, cartazes e distribui bexigas e panfletos
Por Stella Vicente | 16 de setembro, 2022
 

Ao longo deste mês, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Catanduva está promovendo diversas ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Na sexta-feira, dia 16, o CVV estará divulgando o Setembro Amarelo por meio da apresentação de uma grande faixa no semáforo da rua Minas com a rua Brasil. A mesma ação já foi promovida na terça-feira, dia 13.  

Além disso, os pacientes do Caps II - Centro de Atenção Psicossocial voltado para álcool e drogas estarão presentes fazendo a exposição de cartazes de valorização da vida e cantando. Também serão distribuídos laços de bexigas amarelas e panfletos de conscientização sobre o tema.  

O Consultório na Rua, programa instituído pelo governo federal presente no município há quatro anos, participará das ações. Essa equipe, composta por enfermeiro, médico, assistente social, psicólogo, agente social e auxiliar de enfermagem, oferece atendimento de atenção primária para pessoas que moram na rua. Dessa forma, podem atender o público necessitado por toda a cidade.  

Nessa abordagem, os profissionais do Caps II e pacientes que chegaram à instituição de apoio apresentando depressão e intenção suicida mostrarão que é possível superar o desafio e melhorar.  

“Estaremos dedicando mais horas nos atendimentos do telefone 188, pois nesta época do ano os números de ligações aumentam significativamente. Também estamos implementando uma ação juntamente com a Prefeitura de Catanduva, a Arcos, o setor industrial, comercial e profissionais liberais para colocar uma barreira protetora no viaduto Miguel Pachá”, explica Ivete Marques de Oliveira, psicóloga e presidente da Aviva (Associação para Valorização da Vida), mantenedora do posto do CVV de Catanduva.  

De acordo com dados do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde (Devisa), foram registradas dez mortes por suicídio na cidade, em 2021, além de 140 tentativas. Este ano, já foram cinco mortes.  

SOBRE O CVV  

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3,6 milhões de atendimentos de 2021 foram realizados por cerca de 4.200 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail apoioemocional@cvv.org.br, além de carta. 

A entidade realiza também ações presenciais, como palestras e Curso de Escutatória. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. Para colaborar, acesse www.cvv.org.br/colabore.  

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo