Centro de Estudo de Línguas está com inscrições abertas para quatro cursos
Opções para a unidade do município, situada na Escola Estadual Barão do Rio Branco, conta com aulas de espanhol, francês, italiano e Libras
Crédito: Governo de SP - Estudantes que finalizam todos os módulos dos cursos de línguas recebem certificado
Por Da Reportagem Local | 18 de janeiro, 2024

O Centro de Estudo de Línguas (CEL) de Catanduva está com inscrições abertas para cursos de idiomas gratuitos. Além do tradicional inglês, a unidade do município, que está situada na Escola Estadual Barão do Rio Branco, conta com aulas de espanhol, francês, italiano e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Podem participar estudantes da rede estadual de ensino. As inscrições seguem até o fim do mês de janeiro e as aulas começam em fevereiro. Em 2023, os 151 CELs espalhados por todo o estado de São Paulo atenderam 38 mil matriculados. Para a inscrição, os alunos devem se dirigir a escola que oferece as aulas com documento de identidade com foto, comprovante de endereço e manifestar interesse no curso.

Cada unidade tem autonomia para formar suas turmas, divulgar o resultado das inscrições e organizar os dias e horários de aulas. Os cursos seguem ao longo do ano letivo e devem começar a partir do dia 15 de fevereiro de 2024, data de início das aulas na rede estadual.

O curso de inglês é ofertado exclusivamente para alunos do Ensino Médio e têm três anos (seis semestres) de duração. Já os cursos de espanhol, francês e italiano têm módulos semestrais, três anos de duração, e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs). As aulas de Libras podem ser frequentadas também por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, mas têm três semestres de duração.

Os estudantes que finalizam todos os módulos dos cursos de línguas recebem certificado de conclusão. O desempenho acadêmico e a carga horária dos cursos ficam registrados no histórico escolar dos alunos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Catanduvense relembra Carnavais, Padre Albino e figuras ilustres
Por Guilherme Gandini | 13 de abril de 2024
Estação Cultura de Catanduva é tema de estudo de pesquisador da USP
Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Apae Catanduva recebe fase regional do Festival Nossa Arte