O Centro de Educação Ambiental (CEA), mantido pela Prefeitura de Catanduva, recebeu a visita de 3.007 pessoas ao longo de 2022. O relatório foi divulgado nesta quarta-feira, 28. Na lista de visitantes estão alunos de escolas do município e também da região, como Itajobi, Ibirá, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Santa Adélia e Vista Alegre do Alto.
A unidade oferece visitas monitoradas com curiosidades, características das espécies e hábitos alimentares da fauna, oficinas educativas, contação de histórias, exposições de animais taxidermizados, apresentação de maquetes, palestras e apresentações de histórias infantis. As atividades são feitas com crianças, jovens e adultos.
Uma das ações foi o projeto “O Zoo que você não vê”, com visitas agendadas para conhecer a cozinha de manipulação e os preparativos dos alimentos que posteriormente são levados pelos tratadores até os recintos dos animais. Na atividade, também é possível conhecer o ambulatório onde são realizados atendimentos veterinários.
Além das visitas feitas pelo CEA no Zoo, já que o prédio fica anexo ao espaço, balanço da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura calcula que cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Zoológico desde a reabertura pós-pandemia no primeiro semestre deste ano, sendo que o maior fluxo é aos finais de semana entre sábado e domingo.
ARVOREAR
Como parte das ações de educação ambiental, o Projeto Arvorear colheu frutos. Foram plantadas 73 mudas de árvores gratuitas em diferentes bairros da cidade entre eles: Júlia Caparroz, Theodoro Rosa Filho, Nova Catanduva 1 e 2, Agudo Romão 1 e 2, Centro, São Francisco, Flamingo e muitos outros. Para fazer pedidos: 17 3522-4091 e 3521-1671.
Autor