Desde o início do Censo Demográfico 2022, em 1º de agosto, até o último domingo, 2 de outubro, foram recenseadas 104,4 milhões de pessoas em mais de 36 milhões de domicílios brasileiros. O total de entrevistas corresponde a 49% da população estimada do país. Os dados fazem parte do 2º balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Catanduva, os dados oficiais não foram divulgados, mas as equipes do IBGE já percorreram cerca de 40,8 mil imóveis, o equivalente a 68% do total, que é estimado em 60 mil unidades. De acordo com o coordenador de área do IBGE em Catanduva, Edson da Silva, o órgão trabalha com a projeção de 124 mil habitantes no município e teria entrevistado em torno de 65 mil.
Há pouco mais de um mês, apenas 30% dos domilícios haviam sido recenseados na cidade, conforme O Regional noticiou. O ritmo do trabalho, até ali, estava abaixo do previsto devido à falta de funcionários para o serviço. Apenas 62 agentes estavam na ativa ao final de agosto, pois muitos deles desistiram do trabalho diante da dificuldade em coletar respostas.
“Deu esse pulo porque nós contratamos mais 32 recenseadores e também estamos migrando para Catanduva o pessoal que concluiu o serviço na região, como Novais e Tabapuã. Então melhorou a coleta aqui e a gente estima que até o final do mês pode ser que a gente termine a coleta”, explica o gestor, que planeja concluir todo o processo até 10 de novembro.
Atualmente, são 85 recenseadores nas ruas. “Está faltando em torno de 75 setores para terminar, então com mais 15 ou 20 dias, quem sabe concluímos”, diz Edson, que reconhece, porém, que o índice de recusa ainda é alto. “O pessoa não quer falar muito, talvez até em função das eleições.” No país, o prazo para conclusão do Censo foi prorrogado até 1º de dezembro.
Autor