Ceia de Natal fica 5,8% mais cara; veja dicas para economizar
Foto: Shutterstock - Frango assado pode substituir o tradicional peru e ganhar toque especial
Para montar a mesa do dia 25, nutricionista traz opções igualmente apetitosas, porém, mais acessíveis ao bolso
Por Da Reportagem Local | 15 de dezembro, 2024

Pensar em Natal é pensar em ceia! E, com a proximidade da data, ela, que é símbolo da comemoração, começa a ganhar espaço no planejamento das famílias brasileiras. Neste ano, porém, a alta nos preços de diversos alimentos tem levado muitas pessoas a buscar alternativas para manter as tradições à mesa sem comprometer o orçamento.

Projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), baseadas no Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de novembro, indicam que os itens tradicionalmente consumidos na ceia de Natal devem registrar um aumento médio de 5,8% em dezembro.

Pensando nisso, Camila Dornelles, nutricionista ligada ao Cejam - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, afirma que é possível economizar, sem deixar de lado o sabor e as delícias da festividade. "Antes de tudo, é necessário elaborar uma lista com antecedência para evitar colocar no carrinho itens desnecessários. Outro ponto é que comprar em feiras e mercados locais costuma ser mais econômico, além de garantir produtos mais frescos.”

Outra estratégia para ter mais controle financeiro é realizar pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos.  É importante estar atento às promoções e descontos de última hora.

Ao ir às compras, a nutricionista destaca que apostar em frutas, legumes e verduras da estação pode ser uma boa tática para incrementar a mesa. Entre as frutas, as opções com melhor custo-benefício são abacaxi, banana, manga, melão, melancia e laranja. No grupo dos legumes, abóbora, abobrinha, batata, berinjela, cenoura, vagem e beterraba se destacam.

Quanto às verduras, alho-poró, agrião, alface, coentro, espinafre, repolho roxo, rúcula, salsinha e pepino são boas escolhas. As frutas tropicais, como caju e caqui, também costumam ser mais baratas nesta época do ano. “As castanhas e frutas secas, geralmente caras, podem ser trocadas por algumas dessas frescas da estação. O famoso azeite, que também está com preço nas alturas, pode dar lugar a óleos, como os de soja ou canola, que são ideais para temperos e molhos, e a margarina pode ser usada em receitas de farofas e tortas”, afirma.

Para reduzir os custos das proteínas, que costumam ser os itens mais caros da ceia, a dica é apostar em alternativas mais acessíveis. O frango assado pode substituir o tradicional peru e ganhar um toque especial com temperos natalinos, como ervas finas e especiarias. Cortes como coxa e sobrecoxa são ainda mais econômicos e garantem pratos suculentos, segundo Camila.

Para preparações como tortas ou recheios, a carne moída é uma excelente escolha, enquanto o uso de peito de frango desfiado oferece versatilidade e ótimo rendimento. O tender, outro clássico, pode ser substituído por opções como carne suína desfiada ou costelinha. "Àqueles que preferem peixes, opções como sardinha, tilápia e pescada são mais acessíveis e podem ser adaptadas em receitas similares às preparadas com bacalhau. Uma tilápia temperada com alho e limão, assada juntamente com batatas e cebolas, é um prato leve e nutritivo", complementa.

E, para encerrar a ceia com chave de ouro, a nutricionista sugere, ainda, algumas sobremesas econômicas bastante populares e que agradam ao paladar da maioria das pessoas: "A rabanada, preparada com pão amanhecido, leite, ovos, açúcar e canela, é uma opção prática e tem a cara do Natal. Outras alternativas são mousse de maracujá, feito com leite condensado, suco de maracujá e creme de leite; e o bolo de frutas da estação, que além de ser econômico e fácil de preparar, pode ser decorado para harmonizar com o tema da festa.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
19% dos pacientes faltaram a consultas ou exames em abril
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Festival de Dança bate recorde de participação com quase 70 grupos
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Direito da Unifipa promove palestra sobre Usucapião Extrajudicial