Catedral promove celebrações em louvor a Nossa Senhora Aparecida
Programação do dia conta com três Santas Missas, carreata, procissão e a tradicional Quermesse da Padroeira
Foto: O REGIONAL - Celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida serão realizadas na Catedral de Catanduva
Por Stella Vicente | 12 de outubro, 2022
 

A celebração da data de Nossa Senhora Aparecida na Sé Catedral Santuário de Catanduva contará com uma programação ao longo do dia todo. Pela manhã, são dois horários de missas, seguidas da carreata e da Quermesse da Padroeira. À noite, está prevista mais uma missa e procissão.  

Até ontem, a igreja estava se preparando para o Dia de Nossa Senhora Aparecida com a Novena da Padroeira. O objetivo era aprofundar um tema específico relacionado à patrona da Catedral.  

Hoje, dia 12, a programação começa às 7 horas com a primeira Santa Missa. Logo em seguida, às 9 horas, será realizada mais uma missa. Após as celebrações religiosas, tem início a carreata de celebração, a partir das 10 horas.  

A Quermesse da Padroeira começa às 11 horas, em frente à Catedral. Na ocasião, serão vendidos assados, pastel, churrasco, batata, bebidas e doces. Também está previsto um show de prêmios. Já no período noturno, às 18 horas, mais uma Santa Missa será celebrada e ao fim dela tem início a procissão em louvor a Nossa Senhora.  

A HISTÓRIA  

A história de Nossa Senhora Aparecida remonta à imagem encontrada nas águas do Rio Paraíba, quando pescadores, por conta da visita da família real, estavam em uma pesca para bem acolhê-los. Porém, não estavam obtendo êxito. Foi quando retiraram das águas a imagem de Nossa Senhora, primeiro o corpo e depois a cabeça, como conta a Igreja Católica. A partir dali surge uma devoção muito grande que pode ser observada até hoje.    

O padre responsável pela Sé Catedral Santuário, Jonas Pimentel, explica que a história de Nossa Senhora Aparecida é muito enraizada na vida do povo brasileiro como um todo.  

“É uma imagem morena encontrada por pessoas simples e é a presença de Maria, que é aquela que nos aproxima de Deus. Em Catanduva ela é patrona do nosso santuário, que data de 1954. Os fiéis de Catanduva sempre se aproximaram muito de Deus através do santuário. Tanto que a nossa igreja até hoje é mais conhecida como santuário, porque ela tem como patrona Nossa Senhora Aparecida”, conta.    

Para o pároco, os fiéis tendem a procurar o amparo de Nossa Senhora porque através dela conseguem se encontrar muito com Deus. “É lógico que nós podemos rezar diretamente a Deus, mas quando nós fizemos a experiência de rezar junto com Nossa Senhora, sabendo que tem uma mãe ao nosso lado, a nossa oração fica mais intensa”, diz.    

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo