Catedral de Catanduva prepara programação especial no Domingo de Ramos
Data será celebrada com missas e bênção de ramos; programação tem início às 9 horas
Foto: DIOCESE CATANDUVA - Catedral Santuário terá atividades durante toda a Semana Santa
Por Myllayne Lima | 10 de abril, 2022
 

O Domingo de Ramos, celebrado hoje, 10 de abril, antecede a Páscoa e marca a entrada de Jesus em Jerusalém. A data será celebrada com missas e bênção de ramos na Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida. A programação tem início às 9 horas.  

“O Domingo de Ramos é a abertura da Semana Santa, especialmente, fazendo memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Bíblia nos conta que Jesus no Monte das Oliveiras, aclamado pelas pessoas, entra na cidade santa de Jerusalém, em um jumentinho e as pessoas arrancavam os ramos de oliveira, anunciando Jesus como salvador. A celebração de Domingo de Ramos faz memória dessa entrada triunfal de Cristo”, explica padre Jonas Pimentel. 

O Domingo de Ramos possui dois evangelhos. “Liturgicamente o Domingo de Ramos, adentra a Semana Santa, tanto que nesse dia temos dois evangelhos: evangelho que benze os ramos, onde as pessoas até o guardam como sinal da fé, de exaltar o Cristo como Rei, mas liturgicamente ela nos adentra na celebração da Paixão, tanto que é o evangelho da Paixão de Jesus Cristo, depois vamos ler a paixão, morte e ressurreição de Jesus. A Semana Santa para nós é toda especial, momento de voltarmos o nosso coração diante de Deus.” 

Após o período crítico de pandemia, padre Jonas finaliza comemorando a oportunidade de comemorar a data presencialmente. “A nossa expectativa é grande, depois de dois anos sem nenhuma celebração presencial, esse ano com a melhora da pandemia e com a graça de Deus vamos poder celebrar. As pessoas trarão os ramos nas mãos, faremos uma procissão, em memória dessa entrada de Jesus como rei. É um momento especial para nossa fé.” 

SEMANA SANTA 

A Catedral realiza na segunda-feira, 11, a Celebração da Misericórdia, às 19h30. Na terça-feira, 12, haverá procissão do encontro, às 19h30. A missa será ministrada em dois locais, para as mulheres será no Colegião e para os homens na Comunidade São Bento.  

Na quarta-feira, 13, haverá o musical de Páscoa, às 19h30. Já na quinta-feira, 14, será realizada a Ceia do Senhor (lava-pés), também a partir das 19h30. 

A Sexta-feira Santa, no dia 15, terá programação especial às 15 horas, com procissão em seguida. No Sábado de Aleluia, 16, haverá Vigília Pascal, às 19 horas. Por fim, no Domingo de Páscoa, a celebração acontece às 9 horas. 

 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas