A Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Catanduva, lançou projeto de construção do Centro Catequético, que ocupará o espaço da antiga casa paroquial, em cima do salão paroquial. O prédio fica na esquina das ruas Rio Grande do Sul e Goiás e a reforma prevê implantação de cinco salas de aula e um auditório para, aproximadamente, 50 a 60 pessoas.
“A Catedral, como igreja mãe da diocese, sempre precisa ser o exemplo e modelo para as outras paróquias, em todos os aspectos litúrgicos e estruturais”, afirma padre Anderson, explicando como surgiu a necessidade do projeto. O novo Centro Catequético receberá o nome em homenagem a Dom Antônio Celso de Queiroz, primeiro bispo de Catanduva.
“Atualmente, as aulas de catequese e crisma são feitas na própria igreja e nós precisamos desse espaço de evangelização, tanto para as crianças que se preparam para o sacramento da eucaristia, para os adolescentes da crisma, ou os adultos que não tiveram esses sacramentos. Também será um espaço para as reuniões pastorais e movimentos da paróquia”, informa.
Para viabilizar a construção, programada para ainda este ano, no mês de novembro, o pároco enfatiza a necessidade da ajuda da comunidade. “A igreja sobrevive de doações e para arrecadação desse projeto, criamos a logomarca ‘Somos todos Catedral’, porque nossa Catedral não é apenas uma igreja, ela é aberta a todos.”
Padre Anderson reforça que as doações podem ser de todos os tipos, não só financeiramente, mas com apoio de empresas e comércios. “A primeira parte da obra será a troca do telhado, se alguma empresa que trabalha com cobertura, ou empresas que possam patrocinar, é sempre muito bem-vinda. Assim, como materiais de construção e, futuramente, a parte da pintura.”
A contribuição financeira, de qualquer valor, pode ser feita pelo pix tipo CNPJ 03.707.358/0002-28 ou diretamente na secretaria paroquial, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Foi em 1954 que ocorreu a doação do terreno da Praça da Independência para construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O projeto foi confiado ao arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, neto do renomado artista plástico Benedito Calixto e também arquiteto responsável pelo projeto e execução do segundo maior santuário mariano do mundo, em Aparecida.
No ano seguinte foi levantado o Cruzeiro na Praça da Independência e, em 1956, teve início a construção do Santuário. No forro, em estilo basilical, existem quatro trabalhos em alto relevo de dois metros quadrados cada um e no centro está o emblema da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã. Antes da construção, a paróquia funcionou na Igreja de São Francisco.
O local recebeu, em solenidade, pedra relíquia extraída dos alicerces da Basílica de São Pedro, em Roma, doada e benta pelo Papa Pio XII. Em 1978, foi inaugurado o campanário de 48 metros e o sino de bronze de 3.000 quilos. Na celebração jubilar dos 2000 anos do Nosso Senhor Jesus Cristo, o Santuário foi escolhido como Catedral da recém-criada Diocese de Catanduva.
Autor